Os melhores discos de junho segundo a Collectors Room

Um mês farto, com alguns dos melhores lançamentos do ano até agora. Carvalho, Gonçalves, Neves e Seelig contam abaixo quais foram os seus discos favoritos lançados durante o mês de junho e explicam porque.

Caso tenha passado batido por algum deles, ouça já!

The Atlas Moth - The Old Believer

Perdas são processos complicados, por mais ralas ou profundas que sejam. Um ente querido, um objeto que te acompanha há anos, um lugar, uma parte do seu corpo ou uma ideia, tanto faz. A realidade é que jamais saímos ilesos ao lidar com elas – a diferença é como os efeitos são canalizados para continuarmos nossas vidas. E o The Atlas Moth, em seu terceiro disco, é praticamente um reflexo de toda a brutal turbulência pela qual a banda passou nos últimos anos, desde o absurdo An Ache for the Distance (de 2011): o sludge e o doom envoltos pelo black metal do início arrastadamente foi abrindo brechas para inesperadas inserções de elementos cada vez mais progressivos, atmosféricos e flutuantes, de um sentimento negativo assustadoramente natural e longe do habitual.

The Old Believer é praticamente uma jornada de reconstrução, conduzida por uma intrigante psicodelia lúgubre através de paisagens mortas e nubladas, além das influências neuróticas, assombrada por formas indecifráveis e pelas paradoxais vozes das consciências personificadas nos vômitos de Stavros Giannopoulos e na melancolia de David Kush. E assim o The Atlas Moth reergue de seus próprios escombros, em tarefa que pode se mostrar extremamente árdua (inclusive para os que analisam de fora), mas uma experiência necessária para que a crença da própria banda permaneça intacta após o caos. E, talvez além disso, ela se mostra muito mais fortalecida e única. (Rodrigo Carvalho)

Serpent Venom - Of Things Seen & Unseen

Prato cheio para maníacos por doom metal, o Serpent Venom é a prova cabal de que o gênero segue em alta ebulição, ainda que o estrondo gerado pela grande demanda occult rock tenha saturado um pouco as coisas nos últimos anos. De um lado está a música. Do outro, a estética. No entanto, por mais que ambas se entrelacem constantemente através de uma equação binária, no caso desse quarteto pesa muito mais a primeira variável. O que é salutar, diga-se.

O que se ouve nos pouco menos de 50 minutos de Of Things Seen & Unseen, segundo trabalho dessa banda de Londres, é um doom tradicional e que se apega aos conceitos fundamentais do estilo. A principal referência é Saint Vitus. Black Sabbath, Warning e Pallbearer também são parâmetros válidos.

Se por um lado talvez falte maior ousadia e até a presença de mais passagens rápidas, por outro o Serpent Venom compensa com desempenho inspirado, seja na execução ou no bom gosto das composições. Os principais destaques são as pedradas "Sorrow's Bastard", "Let Them Starve", "The Penance You Pay" e "The Lords of Life". Sem dúvida, um dos grandes discos de doom em 2014. (Guilherme Gonçalves)

Jack White - Lazaretto

O novo disco de Jack White é bom pra cacete. (Ricardo Seelig)

Mastodon - Once More ‘Round the Sun

Cercado de grande expectativa por parte dos fãs, o mais novo lançamento de inéditas do Mastodon chegou ao mercado sem a necessidade de provar nada a ninguém. Sim, pois contando com uma discografia impecavelmente formada por trabalhos não menos que excelentes, o quarteto norte-americano decidiu apostar suas fichas em um disco mais acessível e diversificado com Once More 'Round the Sun. A variedade vai do peso oriundo da melhor escola “Iommiana” de riffs em seu primeiro single, “High Road”, passando pelo refrão marcante e de fácil assimilação na excelente “The Motherload”, além de uma forte influência progressiva que fica evidenciada em “Aunt Lisa”, com seus riffs principais copiados descaradamente de “XYZ”, do Rush. Junte a isso tudo um primoroso trabalho vocal  que tem seu ápice em “Asleep in the Deep”. Com tanta qualidade e uma inspiração ímpar no atual cenário da música pesada, tinha tudo pra dar certo. E deu. Muito mais do que um dos melhores lançamentos de junho, este trabalho já vai automaticamente para a minha lista dos melhores do ano fácil, fácil. Se você ainda não se deu o privilégio de apreciar este disco, não perca mais tempo. Aliás, porque não escutá-lo mais uma vez? Lá vou eu! (Tiago Neves)

Equipe Collectors Room

Comentários

  1. Esse Serpent Venom é novidade pra mim. Agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo mês esse de Junho, não ?
    Mastodon e Jack White, sem mais delongas, direto para lista de melhores do ano.
    Serpente Venom, também é novidade para mim, ouvirei com mais calma.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Bacana, Patrick e Ranniere!

    Acabei ampliando o texto e publicando uma resenha completa sobre o novo do Serpent Venom...

    Segue o link:

    http://www.collectorsroom.com.br/2014/07/serpent-venom-critica-de-of-things-seen.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.