Jimmy Page, e não se fala mais nisso

A pergunta é frequente, onipresente. Basta esticar a mão, ela está sempre no ar: qual é o melhor solo de guitarra de todos os tempos? 

É fácil citar vários candidatos, todos fortíssimos: a obra-prima de David Gilmour em “Comfortably Numb”, o clássico Hendrix em “Little Wing”, a vida de Slash em “Sweet Child O’Mine”, o arregaço eterno e sempre surpreendente de “Free Bird”.

E então você lembra de “Stairway to Heaven”. E de que ela foi composta por apenas uma pessoa: James Patrick Page. E que esse mesmo cara fez o arranjo, tocou aquele solo sideral, assinou a produção exemplar. E, em todas as centenas de vezes que a tocou ao vivo, jamais repetiu as mesmas notas, soando sempre único.

Daí a conversa acaba, instantaneamente. Porque a resposta já foi dada, em alto e bom som.

Comentários

  1. O meu solo favorito é o de "No more no more" do Toys in the Attic. A versão do Velvet Revolver também ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Led é a minha banda favorita, Jimmy Page é o guitarrista que mais me encanta. Depois que li o livro "Luz e Sombra: Conversas com Jimmy Page", passei a ver o Page como gênio, sem exagero algum. Ele foi visionário, e a partir dele, o rock mudou para sempre. O solo de "Stairway to Heaven" é uma obra-prima.
    Geralmente, a gente exclui dessas listas de preferência, solos de músicas instrumentais, pq pra mim,"Cause We've Ended as Lovers" do Jeff Beck, jamais ficaria de fora.
    Dentro do contexto de clássico do rock, Stairway realmente supera qualquer uma.

    ResponderExcluir
  3. O melhor solo de todos os tempo para mim: "Time" do Pink Floyd. Viajo completamente toda vez que ouço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.