As Novas Caras do Metal #24

10 novas bandas para você atualizar o ouvido. Propostas inovadoras, que tiram o metal da zona de conforto e o carregam para novos caminhos. Tudo aqui, fácil e na palma da mão pra você. Venha com a gente em mais uma edição da série As Novas Caras do Metal.

Uma dica: todos os discos listados nos textos estão lindados com o Spotify. É só clicar pra ouvir na hora e ver se a gente não está falando bobagem ;-)


Rise of the Northstar

Banda francesa com dois discos no currículo - o EP Demonstrating My Saiya Style (2012) e o debut Welcame (2014). As letras são todas baseadas em mangás japoneses, enquanto a parte instrumental traz o metal turbinado por elementos de hardcore e hip hop.

Code Orange Kids

Quarteto formato em Pittsburgh em 2008, o Code Orange Kids já lançou dois álbuns, Love is Love // Return to Dust (2012) e I Am King (2014), ambos com uma sonoridade bastante particular, que soa como uma mescla de sludge e hardcore - ou post-hardcore, como alguns classificam. Pesadíssima, a música da banda tem chamado a atenção de fãs e da crítica tanto norte-americana quanto europeia.

Polyphia

Djent prog. Pode? Pode, e está em Muse, estreia da banda norte-americana Polyphia. O álbum foi lançado no início de setembro e recebeu entusiasmadas críticas mundo afora. Técnica pra caramba, a banda constrói composições intrincadas e cheias de detalhes. Um detalhe: tudo é instrumental, o que é meio maçante em alguns momentos. Porém, definitivamente, trata-se de um trabalho e de uma proposta muito interessantes.

Black Moth

O stoner quando dá pra ser bom é um negócio lindo. E vem da terceira maior cidade inglesa, Leeds, um dos nomes mais legais do gênero atualmente. O Black Moth tem apenas quatro anos de vida, período no qual gravou dois discos - The Killing Jar (2012) e Condemned to Hope (2014). A parede de guitarras e riffs recebe o adorno da bela voz de Harriet Bevan, criando contrastes hipnóticos. Se Ozzy fosse mulher, o Black Sabbath soaria assim? Talvez. Ou não.

Skálmöld

Vista sua armadura, pegue suas armas e venha para o campo de batalha. Este é o sentimento ao ouvir a banda islandesa Skálmöld. Transitando entre o viking e o folk metal, o grupo cativa com facilidade. São composições fortes, sempre com melodias grudentas e riffs pantanosos, perfeitos para desbravar e conquistar terras distantes. Ouça

Trioscapes

Metal com o virtuosismo jazz. Ou seria jazz com o peso do metal? Depende. A dúvida permanece e é sadia em relação ao trio norte-americano Trioscapes. Seus dois discos - Separate Realities (2012) e Digital Dream Sequence (2014) - apresentam uma música com forte personalidade, amparada pela dupla baixo-bateria e adornada pelo sax imprevisível de Walter Fancourt. Com ecos de Mahavishnu Orchestra, Mr. Bungle e Meshuggah, o Trioscapes agradará em cheio quem procura sonoridades nada convencionais.

Aphyxion


O death metal melódico segue firme e forte com esta jovem banda dinamarquesa. Após três EPs, o Aphyxion lançou o seu debut em setembro trazendo um bem executado death cheio de melodia, peso e mudanças espertas de andamento, o que levou alguns veículos a caracterizarem o grupo como death/thrash. Música boa pra bater cabeça e acelerar fundo, não necessariamente nessa ordem.

Cavorts


Stoner com características do metal oitentista, principalmente nas guitarras. Algo de punk também na mistura, sensação elevada pelos vocais agressivos e pela mixagem crua do disco de estreia. Sem muitas firulas, mas esbanjando pegada e tesão, estes ingleses mostraram qualidade em Got Your Brass, lançado este ano.

Krokodil

Ah, a força e a magia de um bom riff. Jamais menospreze isso! Os ingleses do Krokodil dominam esse ensinamento dos antigos como poucos, e demonstram toda a sua qualidade em seu disco de estreia, Nachash, lançado em novembro pela Spinefarm. Mastodon, Queens of the Stone Age e Meshuggah formam a tríade de referências principais da banda. Excelente!

Prosperina

Outra banda vinda do País de Gales, o Prosperina lançou o seu segundo disco no início de novembro - o primeiro, Faith in Sleep, saiu em 2012. A música é uma espécie de metal tradicional moderno, com uma sonoridade rica e propensa a climas variados e um ar meio sombrio. Resumindo: uma proposta interessante para os ouvidos.

Comentários

  1. Ainda bem que o Collector's voltou com força agora! Já estava ficando com dificuldades pra achar novas bandas!

    Vou ouvir todas quando tiver mais tempo.

    PS: Os moleques do Polyphia tem cara de boy band pá carai!

    ResponderExcluir
  2. ''Os moleques do Polyphia tem cara de boy band pá carai!'' Quando a pessoa é focada limitadamente em um estilo definir carater , é dessa forma que pensam !! as aparencias enganam meu amigo , abraços

    ResponderExcluir
  3. A aparências certamente enganam. Entretanto, não podemos negar que grande parte dessas bandas são praticamente idênticas no quesito visual. Mesmos corte de cabelo, mesmas tatuagens, rostos "iguais"...basta ver as fotos do post. Não estou julgando nada, apenas constatando.
    Agora vamos analisar o som, o mais importante.

    ResponderExcluir
  4. Mas eu não defini o caráter deles pela aparência. Não falei que são uma boy band. Falei que parecem. Têm cara de serem bem novos, cara de bons moços, cabelo liso com corte à la Justin Bieber. Consigo lembrar de várias boybands que tenham essas características e não lembro de nenhuma banda de metal assim. Por isso disso que LEMBRAM e não que são. Não tenho preconceitos com a imagem dos caras. E também não tenho perconceito com nenhuma boy band ou artista pop.

    Quanto ao som, ouvi e até curti, mas não acho que ouvirei novamente.

    ResponderExcluir
  5. lista boa...mas tem uma banda aew que supera todas!e a banda é essa: Code orange kids! é outro nível! recomendo! som extremamente pesado e com uma identidade forte. I am king tá na minha lista de melhores do ano...recomendo que vejam o clip dessa faixa. insano!

    ResponderExcluir
  6. Buenas!

    Black Moth e Cavorts, achei essas duas bandas com sonoridades novas! Agradaram muito minha audição! Black Moth vai dar o que falar ainda.

    Yeah! let´s go

    ResponderExcluir
  7. Curti esse Krokodil. Lembrou um pouco o Mastodon dos primeiros álbuns. Vou ouvir com mais atenção.

    ResponderExcluir
  8. Black Moth é do caralho! Que banda maravilhosa, sonoridade old mas ao mesmo tempo nova. Vocais ótimos, instrumental extremamente bem executados, tudo de bom. Ótima indicação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.