A segunda temporada de American Horror Story


American Horror Story é uma série de horror produzida pelo canal FX. A ideia é explorar o imaginário do terror norte-americano, e a partir daí desenvolver histórias a respeito de um tema específico: fantasmas, loucura, bruxas, e o que mais for surgindo pelo caminho. 

Mas há algumas diferenças entre ela e as dezenas de títulos disponíveis nos canais pagos. Pra começo de conversa, cada temporada traz uma história com começo, meio e fim. Outro ponto característico de American Horror Story é a manutenção de um elenco base central, com os atores e atrizes desenvolvendo diferentes papéis e personagens em cada uma das temporadas do seriado. Entre os nomes mais conhecidos estão Jessica Lange, Evan Peters, Dylan McDermott, Zachary Quinto, Taissa Farmiga, Sarah Paulson, Lily Rabe e Kathy Bates, entre outros.

A série foi criada em 2011, e desde então alcançou um grande sucesso tanto de crítica quanto de público. Entre os seus vários méritos está o de reerguer a carreira de Jessica Lange, responsável por papéis centrais e marcantes em todas as edições. 

Murder House foi o título da primeira temporada, que conta a história de uma casa que foi palco de diversos assassinatos violentos ao longo dos anos, e em como isso afeta os moradores atuais. A segunda, intitulada Asylum, narra a história do manicômio Briarcliff, instituição administrada pela igreja e que, atrás de suas paredes, esconde maus tratos e tratamentos pouco convencionais com os pacientes. O terceiro arco tem o título de Coven e é centrado em bruxas modernas que vivem em nosso mundo, enquanto o quarto, Freak Show, mostra um circo repleto de atrações esquisitas. A quinta temporada, batizada como Hotel, estreará neste mês de outubro e contará as esquisitices acontecidas em um hotel nada convencional - Lady Gaga está no elenco.


Mas eu quero falar aqui sobre a segunda temporada, Asylum. Assisti a primeira há um tempo, e nestes últimos dias devorei a segunda no Netflix. Asylum é bastante superior a Murder House, com uma concepção de personagens mais profunda e um trabalho muito mais complexo por parte dos atores. Jessica Lange rouba a cena como uma freira sádica que comanda a instituição, cujo paciente mais conhecido é um famoso serial killer conhecido como Bloody Face. Uma repórter investigativa entra no hospício para entender como a coisa toda funciona, enquanto um número cada vez maior de cidadãos relata casos de abdução por alienígenas. Pra completar, o médico responsável pelo lugar possui um passado de horrores, e há algumas possessões demoníacas fechando o pacote.

Pra quem gosta de tramas que exploram o lado mais sombrio do ser humano, Asylum é um prato cheio. São apenas treze episódios de uma hora cada, muito bem escritos e dirigidos. A fotografia é magnífica, retratando as sensações de estar no local. E a trilha, como não poderia deixar de ser, possui um papel essencial, construindo atmosferas e climas que se alternam constantemente.

American Horror Story é uma das ótimas atrações disponíveis no longo catálogo da Netflix. Finalizei a segunda, e já embarquei na terceira temporada. E espero que a quarta logo seja também disponibilizada pelo canal.

Tá sem saber o que assistir? Então deixe American Horror Story pegar você!

Comentários