O Demonologista - Andrew Pyper (Darkside Books, 2015)


Uma mistura de O Código Da Vinci com O Exorcista”. Esta frase está no release de O Demonologista, e faz todo sentido. Escrito pelo canadense Andrew Pyper, o livro é uma espécie de road movie demoníaco e conta uma história cativante, repleta de surpresas e mudanças de curso.

A trama é centrada em David Ullman, professor universitário especialista no modo em como o diabo é retratado na literatura, e que tem como principal objeto de estudo o clássico Paraíso Perdido, de John Milton. Ullman é uma espécie de Robert Langdon, o herói dos livros de Dan Brown, cujo objeto de estudo é a figura do demônio. David recebe a visita de uma mulher misteriosa, que o convida a fazer uma viagem para Veneza com o objetivo de avaliar um fenômeno que está ocorrendo na histórica cidade italiana. Lá chegando, presencia a manifestação de um demônio e quase simultaneamente perde a sua filha adolescente, que o havia acompanhado na jornada.

A partir daí, o que temos é a busca incessante de David Ullman por Tess, sua filha. E ela se dá através de pistas espalhadas pelo demônio e pela própria Tess através de cidades do interior dos Estados Unidos, em uma jornada repleta de surpresas pelo caminho. O texto de Pyper é enxuto e conciso. Com uma narrativa cinematográfica, o autor prende o leitor página à página, em uma história que vai revelando suas tonalidades aos poucos. Não à toa, a obra está sendo adaptada para o cinema e terá a direção de Robert Zemeckis, conhecido por clássicos como De Volta Para o Futuro e Forrest Gump.




A edição nacional de O Demonologista ficou a cargo da Darkside Books, e mais uma vez temos um trabalho gráfico e editorial do mais alto nível. A capa é dura e com aplicação de texturas, enquanto o papel interno possui uma gramatura maior e uma tonalidade diferente, o que dá ainda mais charme ao livro. Além disso, a versão nacional vem com várias ilustrações criadas pelo francês Gustave Doré, artes que estão também em uma das edições mais conhecidas de Paraíso Perdido. E, como complemento, traz uma breve biografia de Milton e analisa o impacto cultura de Paraíso Perdido sobre o mundo em que vivemos.


O Demonologista conta uma história viciante, capaz de prender o leitor de maneira instantânea. Relativamente curto - são apenas 320 páginas -, o livro é uma ótima indicação para quem gosta de tramas que exploram os aspectos mais sombrios da nossa cultura. Garantia de uma ótima leitura!




Comentários