A música como (boa e indispensável) companhia


Em um trecho do documentário Saudades da Nuvem Nove, José Damiano, proprietário da hoje fechada loja de discos de São Paulo, fala sobre a relação com a sua coleção. Em um determinado momento, afirma que os discos funcionavam como uma espécie de terapia para os momentos difíceis da vida. Que às vezes, quando batia uma depressão, olhava para a parede e só de avistar seus LPs e CDs sentia o ânimo voltar, buscando nos álbuns que faziam parte da sua vida a força para seguir em frente.

Acho que esse sentimento é comum entre os colecionadores de discos. E de livros, quadrinhos, filmes, o que for. Lá em casa tem uma estante gigantesca na sala, onde estão meus CDs, livros, filmes, shows, quadrinhos e um monte de coisas. E a gente, nessa correria do dia a dia, na luta pra conseguir vencer as pedras que a vida vai colocando pelo caminho de vez em quando, em alguns momentos acaba se sentindo meio sem rumo, meio sem saber pra onde ir e o que fazer. Nessas horas, a relação com esses itens que ajudam a definir o que somos e são uma espécie de manifestação física do nosso caráter, adquire um significado diferente.

Um dia ruim vai embora embalado pela melodia daquela canção que você não ouvia há anos, e que estava ali naquele CD guardado na fileira de trás. A tristeza se dissipa ao assistir aquele filme que há anos não retornava aos seus olhos. A resposta para aquele momento difícil pode estar escondida nas páginas daquele livro que foi tão importante num passado distante.

É claro que as facilidades dos serviços de streaming são ótimas e chegaram pra ficar. Adoro o Spotify, não vivo sem o Netflix. Mas, em alguns momentos, a música em formato físico faz toda a diferença. Pegar na mão, sentir o cheiro, ler o encarte. Apertar o play e ouvir tudo na sequência certa, relaxando e se deixando levar pelo que sai dos alto-falantes. 

Ajustar as ideias através da sempre eficaz terapia de arrumar os discos. Avistar aquela montanha de álbuns e lembrar de momentos diferentes da vida, com cada canção tendo um significado diferente na memória, trazendo de volta momentos que a gente nem lembrava mais.

Uma bela coleção de discos é muito mais que uma coleção de CDs, LPs e ou seja lá qual formato for. É uma coleção de memórias e momentos. De lembranças e experiências. É um tributo à vida de quem a construiu, pacientemente, ao longo dos anos.

Ouça a música da maneira que achar melhor. Tenha a música sempre perto de você. Cuide bem da trilha sonora da sua vida. Trate bem seus discos. 

Viva, e você será feliz!

Comentários