The Class of ’92 (2013, documentário)


The Class of ’92 é um documentário dirigido pela dupla Ben e Gabe Turner, e que mostra a história do grupo de jogadores que protagonizou um dos períodos de maior sucesso do Manchester United. O filme conta as trajetórias e a grande amizade entre David Beckham, Nickey Butt, Ryan Giggs, Paul Scholes, Gary Neville e Phil Neville (esses últimos, irmãos), todos formados nas categorias de base do United e, anos depois, personagens centrais das grandes conquistas do time durante a década de 1990.

O documentário é muito bem feito, contextualizado toda a realidade pela qual a Inglaterra passava na época, com uma grande efervescência na música, cultura, cinema e política. Há depoimentos do ex-Primeiro Ministro Tony Blair, do manager Alex Ferguson, de Zinedine Zidane e de Mani (baixista do Stone Roses e torcedor fanático dos Red Devils), além dos próprios protagonistas da história

O sexteto não apenas mantém uma amizade próxima até os dias de hoje, como também são sócios em diversos investimentos conjuntos. Através de seus depoimentos, ficamos sabendo não apenas de histórias de bastidores do Manchester United, como também das engrenagens que fazem um time funcionar. Muitas vezes a torcida tem os seus preferidos e as suas vítimas, mas olhando de dentro é que percebe-se realmente a importância de cada atleta para uma equipe.

É interessante assistir às falas de Alex Ferguson, o técnico mais vitorioso da história do futebol, vencedor de 38 títulos pelo Manchester United, incluindo 13 Premier Leagues, 5 FA Cups e 2 Champions League pelo clube. Ferguson e todos os atletas desmitificam o acaso, e mostram como o trabalho e a dedicação possuem enorme valor em uma história de sucesso.

The Class of ’92 é centrado em futebol, é claro, mas também é um documentário muito interessante para entender a Inglaterra dos anos 1990, com a disputa entre Blur e Oasis, a explosão do Britpop, a governo Blair, a influência inglesa na moda com Kate Moss e Stella McCartney, e muito mais.

Um ótimo programa, e melhor: disponível no Netflix.

Comentários