Dicas de HQs para quem quer começar a ler quadrinhos



Há muito tempo, as histórias em quadrinhos deixaram de ser uma mídia direcionada apenas para o público infantil e juvenil. O surgimento e a popularização dos super-heróis através das duas maiores editoras de HQs do planeta, a Marvel e a DC, fez com que o público leitor crescesse e se desenvolvesse junto com as histórias. Hoje, uma história dos X-Men, por exemplo, traz assuntos e tópicos que não fazem parte do universo de uma criança, e estão muito mais alinhados com o que acontece no mundo de maneira geral, discutindo preconceito, sexualidade, violência e discriminação. E esse caminho é facilmente percebido em outros títulos, que há muito deixaram de lado o universo de inocência e conto de fadas e exploram temas muito mais pesados e complexos.

Leio e coleciono quadrinhos desde sempre. A paixão pelas histórias é similar e surgiu mais ou menos na mesma época que o amor pela música. Ou seja, dá pra colocar aí na conta uns trinta anos lendo quadrinhos. E a transformação também foi semelhante, com o início nas antigas edições da Abril em formatinho, responsáveis por me formar como leitor, e a posterior migração para as edições encadernadas e de luxo lançadas pela Panini, Devir, Dynamite, Pixel e a própria Abril. Hoje, meu acervo de HQs é formado exclusivamente por edições encadernadas, que reúnem em um mesmo volume diversos números lançados originalmente de forma mensal, formando arcos fechados de histórias.

Abaixo, listei alguns títulos marcantes e de inegável qualidade, com o objetivo de apresentar a quem ainda não mergulhou no universo das HQs tramas inteligentes, criativas e indicadas aqueles que querem dar os seus primeiros passos por esse mundo cheio de aventuras e personagens apaixonantes.


Batman: A Piada Mortal

Publicada em março de 1988, Piada Mortal é uma das histórias mais emblemáticas e marcantes já lançadas. Escrita por Alan Moore e ilustrada por Brian Holland, apresenta em sua trama um Coringa não apenas enlouquecido, mas sedento por sangue e violência. O palhaço serial killer foca suas ações na família Gordon - no Comissário James e em sua filha, Barbara, também conhecida como Batgirl -, e literalmente quase enlouquece ambos, cometendo atos que marcariam para sempre o universo de Gotham City. A sequência final, quando Batman confronta o Coringa em um parque de diversões abandonado e macabro e se dá conta de que é mais parecido com o vilão do que gostaria de admitir, é um dos momentos mais clássicos das HQs contemporâneas. 


A Liga Extraordinária

Esqueça o filme lançado em 2003. Ainda que baseado na HQ, a aventura no não se comprara aos quadrinhos escritos por Alan Moore e ilustrados de maneira brilhante por Kevin O’Neill. Publicada a partir de 1999, A Liga Extraordinária traz personagens clássicos da literatura reunidos em uma equipe especial formada para combater grandes vilões. Já foram publicados sete volumes, sendo que seis deles saíram no Brasil: A Liga Extraordinária Volume I, A Liga Extraordinária Volume II, A Liga Extraordinária Século 1910, A Liga Extraordinária 1969, A Liga Extraordinária 2009 e A Liga Extraordinária - Nemo: Coração de Gelo. O único que ainda não ganhou edição nacional foi Black Dossier. Entre os personagens estão nomes como Allan Quatermain, Wilhelmina Murray, Orlando, Henry Jeckyll / Edward Hyde, Nemo e até mesmo um quase Harry Potter. Nos quadrinhos a violência é muito mais explícita, além de a história explorar bastante os problemas pessoais dos personagens, como o vício de Quatermain. O sexo é outro aspecto marcante, formando uma trama que difere muito, como já dito, daquela adaptação pasteurizada que foi levado aos cinemas. Os dois primeiros volumes são excepcionais, enquanto os demais apresentam oscilações mas, no final das contas, também valem a pena.


X-Men: E de Extinção

O inglês Grant Morrison é um dos mais respeitados autores de quadrinhos, e é conhecido por conceber mudanças e inovações drásticas nas tramas que escreve, que invariavelmente acabam refletindo de maneira marcante na mitologia dos personagens. Em E de Extinção, Morrison revolucionou profundamente o universo mutante, inserindo uma nova personagem que se transformou em uma grande ameaça para o futuro dos X-Men. A solução encontrada por Charles Xavier para proteger não apenas os seus alunos, mas o próprio futuro dos mutantes, foi sair das sombras e se revelar para o mundo, e a trama conta a história de tudo isso. Contendo violência e genocídio, E de Extinção é uma história genial, de cair o queixo, e que mostrou ao mundo os X-Men como nunca vistos antes.


Camelot 3000

Lançada em 1982, Camelot 3000 foi escrita por Mike W. Barr e ilustrada por Brian Polland. O enredo conta a história de uma Inglaterra ameaçada por uma invasão alienígena no futuro, e cujo retorno do lendário Rei Arthur e sua corte passa a ser a única solução possível. Muito bem escrita e com uma trama cativante, além de extremamente cinematográfica, é de se estranhar como Camelot 3000 ainda não tenha recebido uma adaptação para o cinema.


Watchmen

A obra maior de Alan Moore ao lado do ilustrador Dave Gibbons, Watchmen veio ao mundo em setembro de 1986 e mudou de maneira definitiva a forma como os quadrinhos passaram a ser vistos. A história traz heróis mais alinhados com o cotidiano, com medos, anseios e fraquezas, em contraste com os deuses de outrora. Isso deu origem a toda uma leva de histórias que começaram a investir em situações mais reais, humanizando os super-heróis de maneira definitiva. Watchmen virou filme em 2009, com direção de Zack Snyder.


Preacher

Escrita por Garth Ennis, Preacher conta a história de Jesse Custer, um pastor que possui o poder de fazer com que qualquer pessoa o obedeça. Desiludido com Deus, resolve sair em busca do próprio, em uma jornada por todo o território dos Estados Unidos, onde acaba cruzando com uma gama de personagens coadjuvantes irresistíveis. A série está sendo relançada no Brasil pela Panini, com diversos encadernados em capa dura nas bancas. Vale muito a pena.


O Reino do Amanhã

Influenciada pela impacto de Watchmen, a DC aplicou uma lógica semelhante em seus personagens clássicos, em uma história escrita por Mark Waid e ilustrada por Alex Ross. Em uma realidade dominada por toda uma nova geração de super-heróis, em que valores como ética e responsabilidade não são as maiores prioridades, é necessário o retorno de nomes emblemáticos como o Superman e sua turma para colocar tudo nos eixos novamente. As ilustrações de Ross, extremamente realistas, causaram um enorme impacto e fizeram escola.


Sandman

Neil Gaiman em sua obra clássica. Publicada entre janeiro de 1989 e março de 1996, traz a história de personagens como Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio, contadas com imaginação soberba e textos inspirados. A história foi relançada recentemente aqui no Brasil, em longos sete volumes com acabamento de luxo. Um dos momentos mais altos e brilhantes da história dos quadrinhos.


Batman: O Cavaleiro das Trevas

Frank Miller dá a sua versão para o universo do Batman, em uma história cheia de violência e crítica social. Lançada no início de 1986, O Cavaleiro das Trevas é a referência maior para a construção da imagem moderna do Batman, deixando de lado o pitoresco personagem humorístico da série de TV dos anos 1960 e transformando-o em um homem profundamente sombrio e abalado pelos eventos de sua vida. Ao assumir o personagem nos cinemas, o diretor inglês Christopher Nolan baseou a sua versão nesta HQ e em Batman: Ano Um, também escrita por Miller, para redefinir Bruce Wayne e o Batman para toda uma nova geração.

Além destes, existem diversos outros títulos que podem servir de porta de entrada para quem quer descobrir toda a magia das HQs. Opções não faltam, e ao entrar em contato com esse universo cada pessoa irá descobrir as suas próprias histórias e personagens preferidos.



Comentários