Eu, Josh Rouse e o ano de 1972


Nasci em 1972. Em 3 de novembro, pra ser mais exato. Escorpião. Forte e praticante. A música é parte fundamental da minha vida. Não vivo sem, ouço todo dia. 

Josh Rouse é norte-americano. Também nasceu em 1972, só não sei o mês. É um músico. Cantor, compositor, guitarrista. E lançou em 2003 um disco homenageando o ano em que ele e eu viemos ao mundo.

1972 chegou às lojas em agosto de 2003. Suas dez faixas homenageiam, cada uma delas, respectivos gêneros e estilos que estavam em evidência no início da década de 1970. Com um trabalho de composição primoroso, Rouse passeia pelo folk, pelo pop, pelo soft rock, pelo funk. Pelos motivos já citados e pela imensa qualidade sonora, é, sem dúvida, um dos discos da minha vida. “Love Vibration”, “Sunshine (Come on Lady)”, “Come Back (Light Therapy)”, "Slaveship" e a faixa-título estão entre as minhas preferidas do álbum, que é todo bom. O pop perfeito, resumindo.

No Rate Your Music, imenso portal e fonte de consulta obrigatória sobre música, há uma ferramenta muito legal que permite descobrir quais são os discos mais bem avaliados no site ano a ano. Em 1972, David Bowie e seu The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars comandam. Logo abaixo, obras-primas como Pink Moon de Nick Drake, Close to the Edge do Yes, Exile on Main Street dos Stones, Harvest de Neil Young, Machine Head do Purple, Curtis Mayfield e seu Superfly, Volume 4 do Sabbath, Acabou Chorare dos Novos Baianos. A lista de ótimos discos é praticamente infinita. Um bom ano para vir ao mundo, sem dúvida.

Outra ferramenta interessante que possibilita relacionar a música e o dia em que você nasceu está no site This Day in Music, que lista tudo de relevante que aconteceu em termos sonoros no dia do seu nascimento. Já a Billboard, que elabora charts musicais há quase 100 anos, tem a sua história contada em diversos sites, onde é possível pesquisar e perceber qual era a música número 1 quando você nasceu. No meu caso, “I Can See Clearly Now”, de Johnny Nash, também regravada mais tarde por Jimmy Cliff.

Voltando para Josh Rouse, recomendo uma passada completa por sua já longa discografia. Seus até o momento onze álbuns vão pelo pop, folk, country e indie, sempre com ótimas ideias e grandes canções. Tive contato com a sua música através da faixa “Directions”, presente na trilha do filme Vanilla Sky. Ela está em seu segundo disco, Home (2000). Além desse, indico também pra quem quiser conhecer o som do Josh os álbuns Dressed Up Like Nebraska (1998), Under Cold Blue Stars (2002) e Nashville (2005), além do ótimo 1972.

Faça também este exercício associando o ano do seu nascimento com a história da música. Além de divertido, você terá ótimas surpresas.


Comentários