Mutant - Pleiades (2016)


Groove metal que soa como norte-americano, mas que vem, de maneira surpreendente, da Espanha. Pleiades é o segundo álbum do Mutant, trio natural da Galícia, e foi lançado no início de 2016. O disco sucede Titanomakhia, de 2013.

Formado por Pla (vocal e guitarra), Xalo (baixo e vocal) e Caki (bateria), o Mutant vem com uma sonoridade elaborada, que transita por elementos do prog e thrash, excelentes vocais (tanto os principais quanto os backings e coros) e uma performance instrumental pra lá de competente. Dá pra tentar exemplificar a sonoridade da banda como a união do DevilDriver com o Machine Head, com um certo tempero de thrash metal clássico e passagens instrumentais que flertam com o progressivo e trazem à memória o também trio (neste caso norueguês) Communic.

Pleiades tem oito canções e uma produção de alto nível, com clareza e timbres pesados, o que torna a pancada do Mutant bem eficiente. Ainda que alguns trechos tragam um inegável aroma de déjà vu, o resultado final tem um saldo positivo, mostrando uma banda com um nível excelente, muita musicalidade e um poder de fogo até certo ponto surpreendente para um line-up tão enxuto.

Não vai mudar o mundo e nem o rumo das coisas, mas garante diversão por vários dias.

Comentários