Precisamos falar sobre o Skarky Puppy


O Snarky Puppy é um combo instrumental formado em 2004 no Texas e baseado atualmente no Brooklyn, em Nova York. A banda é liderada pelo baixista, guitarrista, compositor, arranjador e produtor Michael League, e chamou a atenção de uma parcela maior do público em 2014 ao vencer o Grammy de Melhor Performance Rhythm & Blues por “Something”, faixa presente em Family Dinner - Volume 1, disco lançado em 2013.

A sonoridade do Snarky Puppy é bastante variada. Em alguns momentos, parte do R&B e chega a um resultado contemporâneo. Em outras, inicia no jazz fusion e aproxima-se do rock. O grupo tem ainda composições que soam como jazz clássico, e tudo sempre com muito bom gosto. Variando entre faixas com participações especiais (geralmente artistas de fora do combo assumindo os vocais) e composições instrumentais (a maioria), o Snarky Puppy vem com uma musicalidade riquíssima, pautada por experimentações, improvisação e primorosas performances individuais.

A banda já tem onze discos na bagagem, variando entre registros de estúdio - The Only Constant (2006), The World is Getting Smaller (2007), Bring Us the Bright (2008), Amkeni (2013) e Empire Central (a ser lançado em 2016) - e álbuns ao vivo com faixas inéditas - Tell Your Friends (2010), groundUP (2012), Family Diner - Volume 1 (2013), We Like It Here (2014), Sylvia (2015) e Family Diner - Volume 2 (com data da lançamento para o próximo dia 12 de fevereiro).

A música do Snarky Puppy, pra mim, é uma experiência fantástica, uma arte divina que proporciona um prazer incrível. Algo que me leva para outros lugares, limpa a mente e ativa a imaginação e a criatividade de uma forma bastante forte. Sei que essas sensações são particulares e refletem o modo como eu me relaciono com a música da banda, mas acredito que a reação das pessoas, de modo geral, é bastante semelhante à que eu sinto ao ouvir o Snarky Puppy.

Até por esse motivo, nem vou me estender muito tentando colocar tudo isso em palavras. Vale mais a pena ouvir e sentir você mesmo.


Comentários