Saga Volume 2 (Devir, 2015)


Desde que foi publicada nos Estados Unidos, em março de 2012, Saga se tornou uma das HQs mais vendidas do mercado norte-americano. Vencedora de diversos prêmios, entre eles os respeitados Eisner (por três vezes, em 2013, 2014 e 2015) e Hugo Awards, a história é um dos maiores e melhores eventos dos quadrinhos nos últimos anos.

Escrita por Brian K. Vaughan (X-Men, Capitão América, Homem-Aranha) e ilustrada por Fiona Staples (Authority, Jonah Hex), Saga é uma ficção científica que conta a história de amor entre Alana e Marko, naturais de planetas historicamente rivais. É uma espécie de Romeu e Julieta misturado com Star Wars e temperado com alguns toques de Game of Thrones, tudo imaginado de maneira a contar uma história cativante e original. Com diálogos muito bem escritos, a trama conta com a linda arte de Staples, dona de um traço limpo e elegante que resulta em páginas donas de uma beleza indiscutível. O trabalho de concepção visual dos personagens é sensacional, como o Príncipe Robô cuja cabeça é um monitor de computador (e há muito mais nas páginas, sempre).

Partindo de arquétipos universais como o amor impossível, a guerra entre povos rivais, a relação entre diferentes raças e o domínio do mais forte sobre a resistência do mais fraco, Vaughan e Staples ainda inserem figuras do imaginário pop como dinossauros, ciclopes, centauros e seres medievais em um enredo que aponta sempre para o futuro. Utilizando o narração em off como fio condutor e ferramenta complementar da trama - sendo que este recurso fica a cargo de um bebê com poucos dias de vida -, Saga é extremamente cativante e ganha o coração do leitor desde as suas primeiras páginas. 

Adulta, elaborada e visualmente muito rica, a HQ não tem nada a ver com o universo de super-heróis ou com publicações destinadas ao público infantil, os estereótipos mais comuns associados às histórias em quadrinhos (um exemplo: estava lendo o Volume 2 durante as minhas férias, e minha mãe perguntou porque eu estava com uma revista do Matias na mão - não era dele não, Dona Elzira, era minha mesmo). 

O primeiro encadernado de Saga foi publicado no Brasil no final de 2014 pela Devir. O segundo volume chegou às bancas e livrarias no final de 2015, pela mesma editora. E aí está o único problema disso tudo: a grande demora da Devir em disponibilizar no mercado nacional as edições. É tudo muito bem feito, o trabalho é lindo, com capa dura e papel de alta qualidade, mas não dá pra entender porque o enorme intervalo entre um volume e outro, ainda mais ao constatarmos que  a revista original já passou de 30 edições lá fora e trata-se de uma série aclamada tanto pelo público quanto pela crítica. Pra você ter ideia, os dois encadernados lançados por aqui trazem os volumes de 1 a 6 e 7 a 12, sendo que já foram disponibilizados nos Estados Unidos mais três encadernados - dois deles durante 2014 e o último em setembro de 2015. Vamos lá Devir, vocês podem fazer melhor.

Independentemente deste problema, Saga é uma HQ sensacional e que faz jus à toda repercussão e reconhecimento que tem recebido. Se você é um leitor de quadrinhos, ou mesmo para quem quer se iniciar neste universo incrível, eis aqui um item indispensável.



Comentários