Review: Tedeschi Trucks Band - Let Me Get By (2016)


Combo liderado pelo casal Susan Tedeschi e Derek Trucks, a Tedeschi Trucks Band segue fazendo bonito. Após dois excelentes discos - Revelator (2011) e Made Up Mind (2013) -, o grupo formado (atualmente) por doze músicos retorna com seu novo álbum, Let Me Get By, lançado no final de janeiro.

Este é o primeiro trabalho lançado pela banda após o fim da Allman Brothers Band, onde Trucks fazia parceria na guitarra com Warren Waynes, do Gov’t Mule. Produzido pelo próprio Derek, o disco foi gravado no Swamp Raga Studios, que fica logo ali, bem atrás da casa onde o casal reside. O processo de composição foi muito interessante, com todos os integrantes se reunindo no estúdio e realizando jams, que evoluíram para as dez faixas que estão no disco.

Há uma adição importante: o baixista Tim Lefebvre, que fez parte da banda que trabalhou com David Bowie em Blackstar, agora faz parte da turma. Dono de um background enorme como músico de estúdio, Lefebvre domina como poucos o instrumento, além de ser fluente na linguagem e abordagem de diversos gêneros como rock, jazz, fusion e rhythm & blues. Esse currículo logicamente causa impacto, e a entrada do baixista pode ser sentida na criação de novas possibilidades de diálogo harmônico e rítmico. Nos backing vocals, outra novidade: Alecia Chakour agora faz companhia a Mike Mattison e Mark Rivers, equilibrando o setor com sua voz feminina.

As novas composições da Tedeschi Trucks Band passeiam, como de costume, por diversos estilos. Temos southern, soul, rock de raiz, blues, funk, jazz e música clássica, além da polirritmia africana e brasileira, no caldeirão sonoro de Let Me Get By.

Susan Tedeschi segue brilhando nos vocais, com seu timbre rouco, repleto de paixão e feeling. E, quando deixa de ser apenas a guitarrista base e assume a linha de frente no instrumento, toca um belo solo em “Don't Know What It Means”. Há espaço também para Mike Mattison nos vocais principais na deliciosa “Right on Time” e em “Crying Over You / Swamp Raga for Hozapfel, Lefebvre, Flute and Harmonium”, onde a força da união entre todos os integrantes é o destaque. 

Em relação à Derek Trucks, o que ouvimos é a excelência de sempre. Dono de um estilo peculiar de tocar guitarra, o músico desliza o seu slide por todo o álbum, encaixando notas nos momentos certos e solando com a classe que só tem quem conviveu desde a tenra idade com músicos incríveis como Buddy Guy, Gregg Allman e outros.

Let Me Get By é um álbum excelente, que escorre musicalidade pelos poros. Um daqueles discos que agradam não apenas fãs dos mais variados gêneros, mas, sobretudo, quem é apaixonado pela música de modo geral - com os próprios integrantes da banda, diga-se de passagem.

Ouça. Faz bem, em todos os sentidos.

Comentários