Review: Spiritual Beggars - Sunrise to Sundown (2016)


Nono álbum do Spiritual Beggars, Sunrise to Sundown quebra um silêncio de três anos e é o sucessor de Earth Blues (2013). Uma parada que fez bem para a banda liderada pelo guitarrista Michael Amott, que voltou com uma sonoridade arejada e mais solta.

Contando com uma formação excepcional - Apollo Papathanasio nos vocais, Sharlee D’Angelo no baixo, Per Wiberg nos teclados e Ludwig Witt na bateria, todos excelentes -, o Spiritual Beggars demonstra mais uma vez que a qualidade de seus músicos não fica apenas no papel. Sunrise to Sundown traz onze faixas inspiradas, seguindo o caminho dos últimos trabalhos e deixando a psicodelia de outrora de lado em favor de doses maiores de peso e feeling. Ainda que não seja agressivo quanto Return to Zero (2010), o novo disco compensa colocando Wiberg em primeiro plano e vestindo uma muito bem-vinda influência do Deep Purple.

O teclado e a guitarra são os elementos condutores, levando os músicos por caminhos sempre interesantes. Amott apresenta solos que trazem elementos orientais em diversas faixas, enquanto Wiberg desliza sobre as teclas com classe e enorme talento. Fechando o pacote, Apollo mostra que fez a escolha certa ao sair do Firewind e focar todas as suas forças no Spiritual Beggars. Cantando como nunca, o grego encontrou na banda o veículo ideal para explorar todas as possibilidades de sua voz.

Sem exageros, dá pra dizer que Sunrise to Sundown é o melhor disco lançado pelo Deep Purple em décadas (para o meu gosto pessoal, desde Stormbringer, de 1974). Isso não quer dizer que estamos diante de uma cópia do grupo de Blackmore e Lord, mas sim de um trabalho que não esconde a sua inspiração e insere boas doses de criatividade para criar canções fortes pra caramba. Entre elas, pedradas cativantes como a música título, “Diamond Under Pressure” (filha de “Might Just Take Your Life”, lá do Burn), “Hard Road” e “Lonely Freedom”.

Mesmo sem disfarçar o aroma de dejá-vù, Sunrise to Sundown tem um saldo final extremamente positivo, e que deve colocar o disco entre os preferidos de quem curte um hard bem feito.

Comentários