Quadrinhos: DPF, Astro City e Authority



Departamento de Polícia da Física (Federal Bureau of Physics, título original) é uma série da Vertigo lançada recentemente aqui no Brasil pela Panini. A história começou a ser publicada nos Estados Unidos em julho de 2013, e o primeiro encadernado da Panini traz as sete primeiras edições norte-americanas em uma edição de capa cartão, lombada quadrada e papel couché.

A HQ, escrita por Simon Oliver e desenhada por Robbi Rodriguez, conta a história do tal Departamento de Polícia da Física, que é encarregado de investigar os problemas causados em um mundo onde as leis da física já não funcionam como conhecemos. Há áreas com falta de gravidade, buracos de minhocas, portais para outras realidades, tudo contado por um texto muito bem escrito e por desenhos sensacionais, em um trabalho primoroso de Rodriguez. Com um traço atual, a história traz elementos contemporâneos e é um excelente quadrinho pra quem quer ler algo que vá além dos tradicionais super-heróis. Esse primeiro arco foi muito bom, já estou no aguardo dos demais.



Astro City foi lançada originalmente em agosto de 1995, e conta com uma equipe criativa excepcional: roteiro de Kurt Busiek, desenhos de Brent Anderson e capas de Alex Ross. A trama mostra uma mundo e uma cidade específica - a tal Astro City - onde os heróis fazem parte do cotidiano. Mas as histórias apresentam enredos muito criativos, que fogem de clichês e lugares comuns. Os personagens trazem alusões a heróis dos universos Marvel e DC, e isso fica bastante fácil de perceber pra quem é um leitor habitual de quadrinhos. 

Publicada em uma época pós-Watchmen e Cavaleiro das Trevas, HQs que redefiniram o universo dos super-heróis, Astro City reflete essa influência mas não se prende a ela, indo além. Assim, somos apresentados aos medos de um ser superpoderoso (o Samaritano, que é inspirado no Superman), vemos esse mesmo personagem em um encontro romântico com Vitória Alada (inspirada na Mulher-Maravilha), as aventuras de uma menina de 10 anos super poderosa que só quer saber como jogar amarelinha, e assim por diante.

A série está sendo republicada pela Panini, que já lançou cinco encadernados. Todos são excelentes e fáceis de encontrar tanto em bancas como em livrarias. Quer ler algo bem legal? Leia Astro City.



The Authority é uma das melhores HQs dos anos 2000, simples assim. A série teve o seu primeiro número lançado em 1999, e deriva de Stormwatch, um grupo de heróis publicado pela DC Comics um pouco antes. A Panini vai lançar no mercado brasileiro todos os encadernados norte-americanos, e o primeiro saiu nas últimas semanas. O primeiro arco, com histórias escritas por Warren Ellis e desenhadas por Bryan Hitch, mostra a formação do grupo e suas primeiras aventuras. 

A principal característica de Authority está no fato de ser um equipe de super-heróis que primeiro quebra tudo, destroçando os vilões, e depois vai ver o que estava acontecendo. Sem muitas firulas e discussões filosóficas, o grupo liderado pela britânica Jenny Sparks leva o massaveísmo ao seu ápice, com cenas de ação incríveis e histórias cativantes. A abordagem de Ellis foi inovadora, influenciando de maneira profunda a criação de Os Supremos, história publicada pela Marvel em 2002 e que foi a base para a construção do universo cinematográfica da editora.

O primeiro encadernado traz as oito edições iniciais de Authority, escritas por Ellis e desenhadas por Hitch. HQ pipoca e divertidíssima, altamente recomendável.

Comentários