Quadrinhos: Shade, O Homem Mutável



Shade é um personagem da DC. Seu criador foi o lendário Steve Ditko (o pai do Homem-Aranha e do Doutor Estranho), que o concebeu em 1977. No entanto, o rapaz foi meio colocado de lado e ficou esquecido até o início da década de 1990, quando sofreu uma transformação incrível através das ideias de Peter Milligan.

O negócio foi o seguinte: em 1993 a DC lançou o selo Vertigo, criado para publicar quadrinhos com conteúdo adulto. A editora foi atrás de uma nova geração de autores ingleses e os levou para os Estados Unidos, dando total liberdade criativa para que reimaginassem as cronologias de personagens que estavam então em segundo placo. Foi assim que Alan Moore assumiu O Monstro do Pântano, Neil Gaiman pegou Sandman, Grant Morrison escreveu Patrulha do Destino e O Homem Animal e Garth Ennis foi para Hellblazer. Nessa leva, Peter Milligan passou a escrever Shade - O Homem Mutável, tendo ao seu lado o desenhista Chris Bachalo. 

Esse é, fácil, um dos quadrinhos mais surreais que já li. É como ter Salvador Dalí escrevendo uma HQ: cada página é uma surpresa, tudo é possível e além da imaginação. A história: Shade vem de outra dimensão com o objetivo de deter o Grito Americano, personificação das pirações, medos e loucuras dos norte-americanos. O poder de Shade é mudar o seu corpo e ser capaz de se transformar em qualquer pessoa, o que rende ótimas ideias para Milligan, principalmente pelo fato de a história funcionar quase como uma espécie de road comic, levando o leitor em uma viagem pelos Estados Unidos.



Este primeiro encadernado da Panini, intitulado O Grito Americano, tem 172 páginas, capa cartão e papel jornal, e traz o primeiro arco escrito por Milligan quando assumiu o personagem. Estão compiladas aqui as seis primeiras edições da revista Shade - The Changing Man, lançadas entre julho e dezembro de 1990. Somos apresentados ao personagem principal e à sua parceira, digamos assim, chamada Kathy, e com eles viajamos pela história dos EUA. 

As duas histórias que focam em John Kennedy - Quem Atirou em JFK? e Todos os Assassinos dos Presidentes - são sensacionais, uma delícia de se ler, repletas de referências e com uma nova teoria sobre a morte do presidente norte-americano, assassinado em Dallas em novembro de 1963. Já o arco intitulado Hollywood Podridônia, dividido em duas partes e que fecha este encadernado, é uma crítica afiada e explícita à indústria do cinema e ao mundo de faz de conta que se transformou o cotidiano dos grandes astros. O enredo é muito bem escrito e expõe os segredos dos personagens, cativando o leitor com revelações surpreendentes a cada nova página.

Tudo isso, tudo que envolve Shade, vem acompanhado pela arte incrível de Chris Bachalo. O desenhista cria quadros surrealistas, que fogem um pouco da diagramação convencional e vem sempre acompanhados por uma explosão de cores e movimentos. As ilustrações possuem vida própria e parecem querer pular para fora da revista a todo momento, em um resultado belo e às vezes um tanto perturbador, porém sempre fascinante.

Shade, O Homem Mutável foi lançado recentemente no Brasil pela Panini Comics, e pode ser encontrado facilmente nas bancas. Adorei a edição, e já estou ansioso pelos próximos encadernados.

Quer ler um quadrinho diferente? Está aqui uma ótima opção.

Comentários