Quadrinhos: Batman, A Morte da Família



Este é o segundo arco escrito por Scott Snyder e desenhado por Greg Capullo para o Batman dos Novos 52, reboot realizado pela DC em 2011. Anteriormente, a dupla havia criado a Saga das Corujas, que a Panini já lançou por aqui em dois belos encadernados de capa dura intitulados A Corte das Corujas e A Noite das Corujas.

A Morte da Família (cujo título faz alusão à Morte em Família, clássica história que mostra a morte do Robin pelas mãos do Coringa, publicada nos anos 1990) não é uma sequência dos dois primeiros arcos, mas sim a primeira aparição do Coringa no universo do Batman nos Novos 52. Ao contrário da maioria dos personagens da DC Comics, o homem morcego não perdeu toda a sua memória com a reinicialização da sua cronologia, mas ficou menos experiente do que era até então. 

A história vale principalmente por apresentar uma interpretação totalmente insana do Coringa, que surge em uma de suas encarnações mais assustadoras. O trabalho de Snyder na construção do personagem, com um discurso desequilibrado e imprevisível, é complementado pelas ilustrações de Capullo, que compõe um Coringa doentio e repleto de podridão (física e mental), aspecto que fica ainda mais explícito pelo fato de o personagem estar sem o seu rosto, que foi arrancado em um arco anterior. O que temos agora é o Coringa vestindo a pele arrancada de sua face como uma espécie de máscara, e isso deixa o personagem visualmente bastante perturbador.


A trama tem Batman e Coringa como personagens principais, com o palhaço assassino tentando provar um ponto de vista sobre a relação de ambos para o herói. E isso passa pelos coadjuvantes que formam o universo do Batman, como Robin, Asa Noturna, Tim Drake, Robin Vermelho, Batgirl, Comissário Gordon e Alfred, além de outros vilões como Pinguim, Charada e Duas-Caras.

Gostei muito de todo o enredo, que é construído passo a passo, história a história, até chegar à sua conclusão. Mesmo não alcançando o nível de clássicos com Cavaleiro das Trevas e A Piada Mortal (o que é praticamente impossível, convenhamos), A Morte da Família é uma excelente história, que tem como seu principal trunfo trazer até o leitor uma das encarnações mais doentias do Coringa, um serial killer lunático e disposto a tudo.

Você encontra A Morte da Família em livrarias e bancas, em uma edição de capa dura e com 252 páginas lançada pela Panini Comics, com papel couché de alta qualidade e lombada quadrada. Vale muito a pena!



Comentários