Quadrinhos: Coraline, de Neil Gaiman e P. Craig Russell



Coraline é um livro do escritor inglês Neil Gaiman (Sandman, Batman, Miracleman), publicado em 2002. O enredo conta a história da menina que intitula a obra, uma garota que tem entre 8 e 10 anos, filha única e que vive com os pais. A família se muda para uma nova casa, uma gigantesca construção antiga que foi dividida em apartamentos menores, e lá tudo acontece.

O que vemos é Coraline adentrar um mundo paralelo ao seu, onde todos os seus desejos se tornam realidade (uma família amorosa e sem problemas, todos os brinquedos que ela imaginar, …), e que a princípio a deixa fascinada. Mas então este mundo dos sonhos aos poucos se revela não tão encantador como parecia, com Gaiman trazendo questionamentos inquietantes ao leitor.

O livro foi adaptado para o cinema em 2009, em uma bela animação dirigida por Henry Selick (O Estranho Mundo de Jack, No Limite da Imaginação, James e o Pêssego Gigante) e que foi indicada ao Oscar em 2010. 

Mas o assunto aqui é a adaptação para os quadrinhos, publicada em 2008 e com ilustrações de P. Craig Russell (Sandman, Hellboy, Batman, Demolidor). A graphic novel foi lançada no Brasil pela editora Rocco em dezembro de 2010, no formato 15,5x23 cm, capa dura e lombada quadrada, e ainda pode ser encontrada com alguma sorte nas livrarias (que foi o meu caso).

A história é o principal trunfo de Coraline, independente da mídia em que a trama seja transportada. A sensibilidade de Neil Gaiman em contar a trajetória da pequena menina, que vive aquela fase onde já não é mais criança mas também ainda não chegou à puberdade, é tocante. Sofrendo em se adaptar ao seu novo lar, com pais que muitas vezes a ignoram e não são parceiros do seu dia a dia por absoluta falta de tempo, a garota explora o novo mundo ao seu redor por conta própria, e suas descobertas vão sendo mostradas página à página. Sejam os novos amigos (todos mais velhos e convenientemente pitorescos) ou os cômodos proibidos de sua casa, Coraline pouco a pouco mergulha nos segredos de seu novo lar ao mesmo tempo em que revela os pensamentos, meios e anseios que habitam sua mente.

Gaiman acerta ao mostrar a menina com uma maturidade inerente, e que conta, muitas vezes, apenas consigo mesma para vencer os desafios que surgem pelo caminho. A identificação com a personagem faz com que leitores mais velhos (como eu) relembrem com saudade da já longínqua pré-adolescência, enquanto os mais novos (como o meu filho) afirmem que a história de Coraline é uma de suas preferidas.

A arte de Russell é bela e elegante, dando forma à imaginação de Gaiman e mostrando como seriam os personagens criados pelo escritor, seu parceiro de longa data. Há, evidentemente, uma diferença entre o design de personagens do quadrinho e da animação, já que se tratam de equipes diferentes. Enquanto a animação é um pouco mais sombria e assustadora, a HQ usa sempre tons claros e explora o lado sombrio dos personagens de maneira mais sutil.

Coraline é uma linda história seja em livro, quadrinho ou filme, indicada para todas as idades. 



Comentários