Quadrinhos: Grandes Astros Superman e Batman & Robin, de Grant Morrison



O escocês Grant Morrison é um dos escritores mais aclamados dos quadrinhos, e com razão. Autor de obras excelentes e clássicas como Homem-Animal, Patrulha do Destino, Asilo Arkham, Os Invisíveis, Novos X-Men e outros, tem dois de seus melhores trabalhos disponíveis em edições de luxo nas bancas e livrarias.

A primeira é Grandes Astros Superman, encadernado de 308 páginas em capa dura e formado 19x28, que compila as doze edições da série lançada originalmente entre novembro de 2005 e outubro de 2008. A história, considerada uma das melhores HQs de toda a trajetória do Superman (e com justiça), conta os dias derradeiros do último filho de Krypton, que está morrendo, sabe disso e faz tudo para preparar o mundo para viver sem ele.

Resgatando elementos da Era de Prata dos quadrinhos, como o conceito de superinteligência aplicado ao Super-Homem, Grant Morrison entrega uma história belíssima e repleta de emoção. As doze edições fazem um paralelo com os 12 trabalhos de Hércules, e contam com a arte sensacional do ilustrador Frank Quitely (também escocês). Há momentos brilhantes, como a entrevista que um Lex Luthor no corredor da morte concede a Clark Kent dentro da prisão, a passagem do Superman pelo planeta Bizarro, o presente que o kryptoniano dá para Lois Lane (proporcionando que a jornalista experimente como é ter os seus poderes por 24 horas), e muitos outros.

Uma história absolutamente incrível e emocionante, obrigatória tanto para quem é fã do personagem quanto para quem gosta de quadrinhos.



Batman & Robin - Edição Definitiva é um encadernado de 444 páginas, também em capa dura e com o mesmo formato grande de Grandes Astros Superman (19x28), e compila as 16 primeiras edições da revista Batman & Robin escritas por Grant Morrison entre agosto de 2009 e novembro de 2010. 

Na trama, Bruce Wayne está morto (leia Crise Final, Descanse em Paz e O Retorno de Bruce Wayne, todas escritas por Morrison e lançadas no Brasil pela Panini, para entender melhor a trama) e o manto do Batman foi assumindo por Dick Grayson, o primeiro Robin, e que também combate o crime atendendo pela alcunha de Asa Noturna. Damian Wayne, o filho de Wayne com Talia, herdeira de Ra’s al Ghul, assume o uniforme de Robin e faz dupla com Grayson.

Um dos principais trunfos da história é mostrar, em um primeiro momento, os conflitos do relacionamento entre Grayson e Damian. Enquanto Dick tem que assumir o peso de vestir o uniforme do lendário Batman e sucedê-lo, Damian, um garoto inteligentíssimo e arrogante criado pela Liga dos Assassinos de seu avô, ao mesmo tempo em que torna o Robin muito mais violento e perigoso questiona constantemente a capacidade de Grayson em assumir o legado de seu falecido pai.

A partir deste plot, a história se desenvolve apresentando toda uma nova galeria de vilões interessantes (como é tradição na mitologia do Batman, dono da melhor galeria de vilões dos quadrinhos), criados e desenvolvidos com primazia e imaginação por Morrison e Quitely (que ilustra as quatro primeiras edições da série e todas as suas capas). A trama é muito bem escrita e amarrada, e chega à sua conclusão trazendo a esperança e a tradição novamente ao universo do Homem-Morcego.

É muito recomendável a leitura dos extras que estão no final do encadernado, onde Morrison conta os bastidores da história, como surgiram suas ideias e quais os objetivos que buscava com a trama.

Eis aqui dois quadrinhos excelentes sobre a principal dupla de personagens da DC Comics, escritos com o padrão de qualidade característico de Grant Morrison. Seja você um fã de Superman, Batman ou HQs, ambas são aquisições perfeitas para a sua biblioteca e valem cada centavo investido.


Comentários