Review: Saxcretino - Saxcretino (2016)



O Sê-lo é uma gravadora sediada em Salvador, e que tem como objetivo lançar trabalhos de artistas que apostam na radicalização da linguagem musical. Estreando com o pé direito, os caras estão colocando vários títulos interessantes na roda, incluindo o primeiro EP de André Borges, saxofonista e performer conhecido pelo pseudônimo de Saxcretino.

Gravado entre abril e maio deste ano, o EP Saxcretino traz cinco faixas, todas compostas por Borges e mostrando a sua abordagem em relação à música. Algumas são mais experimentais, outras ficam com os pés mais próximos do chão. Musicalmente, as composições usam predominantemente o jazz como ponto de partida, caminhando então para direções variadas, desde a aproximação com o funk até a inclusão de elementos de world music, passando pelo caminho por alguns elementos de música experimental.


Para quem está habituado e já amaciou os ouvidos com os universos sonoros criados por artistas inovadores como Miles Davis, Tom Zé e outros, a estranheza é quase inexistente, transformando-se em curtição. “Coming Back in 5”, por exemplo, é uma instrumental construída a partir de loops onde o sax de André sola alto, e poderia estar em um álbum como On the Corner, lançado por Miles em 1972. Percebe-se também elementos de artistas corajosos e que não tiveram medo de unir a música brasileira a ritmos estrangeiros décadas atrás, como é o caso da Banda Black Rio, reverenciada mesmo que de maneira inconsciente em “Samba do Vento”.


Curto e conciso, Saxcretino é um EP muito interessante, que traz um conteúdo original e que agradará bastante quem curte música sem ficar preso a fronteiras e rótulos limitadores. Não sei se o disco será lançado no formato físico, mas aos interessados em conferir ele está disponível em streaming no player abaixo.


Comentários