Review: A B I S M O - All Beyond Perception (2016)


"Você já se sentiu solitário? Apenas em meio às pessoas". 

Para além do simples disco de estreia do A B I S M O, All Beyond Perception é, antes disso, um tratado sonoro sobre as angústias do nosso tempo. Um recorte de música torta e aflita diante da facilidade com que solidão, arrogância, futilidade e demais mazelas semelhantes se entranham na sociedade. Como as pessoas podem ser tão prepotentes?

O verso destacado no início surge apenas na terceira faixa, "Beyond the Red", mas os questionamentos e esse denso conteúdo lírico estão presentes no álbum desde a abertura, com "Protofuture". Assim que o primeiro riff ecoa do lado esquerdo da caixa de som, o que se ouve é um doom metal que logo entrega o desejo de não se prender somente ao básico. A primeira música talvez até seja a mais tradicional e fiel ao gênero. Porém, o vocal limpo, a mescla de inglês e português e o solo de guitarra já dão indícios de um tom meio exótico que irá permear boa parte do trabalho. Exótico no bom sentido. Nada cafona. A bateria também apresenta seu cartão de visitas com uma batida maciça, preenchida por dentro.

"The Edge" é o ponto de partida explícito para que as influências de Black Sabbath comecem a ser derramadas, sobretudo na parte instrumental. Já o timbre de voz, por algum motivo, remete ao Devil norueguês, da fase Time to Repent (2011). Melhor elogio não poderia haver. O riff no finalzinho é apoteótico. Bela cartada. Em seguida, "Beyond the Red" rouba a cena não só pela letra intrigante, mas pela guinada brusca que dá ao disco. Do doom ao post punk em um piscar de olhos. Com direito a refrão que gruda no ouvido e uma levada mais inocente. Algo que lembra o Futuro. A produção e mixagem do disco, aliás, ficaram a cargo de Pedro Carvalho, guitarrista/vocalista da banda paulistana.

Após o breve interlúdio "Miragem", surgem as primeiras notas de "Onironaut", cuja semelhança com "Supernaut" fica apenas no nome mesmo. Nela, a referência clara ao Black Sabbath nos leva direto a "Children of the Grave", já que o riff do canto é bastante parecido. "The Right to be Forgotten/Exiled in Itself" tem uma ótima introdução, com acordes dissonantes, antes de desembocar novamente no doom hermético de outrora. Alguém falou em Saint Vitus?

O que dizer de "L.u.p.i./Talking Walls"? Ao mesmo tempo, síntese e ápice de All Beyond Perception. A melhor música do disco combina um solo melancólico brilhante com uma segunda parte rapidinha que é genialidade pura em doses de sutileza metal punk. A letra cabe como metáfora exata do quão assustador pode ser o vazio planejado de Brasília. Deserto de concreto no cerrado, a cidade é o lar dos quatro responsáveis pela abertura do A B I S M O: Poletto (bateria), Stefano (guitarra), Pícaro (baixo) e Poney (guitarra e voz), que aqui experimenta reduzir a velocidade da palhetada e mergulhar no doom, embora o thrash metal do Violator vá muito bem, obrigado.

Último ato, "Sun" se apresenta já com o jogo ganho, mas mantém o sarrafo lá no alto. Seja com a guitarra viajadona ou com a alternância na linha vocal. 

Lançado no dia 6 de abril, All Beyond Perception tem uma aura obscura e bacana de ir sendo digerida aos poucos, sem pressa, de preferência com atenção na estética lírica. Além disso, outro de seus méritos é conseguir escapar de clichês quase obrigatórios no doom, mas nem sempre eficazes: músicas quilométricas e auto-indulgentes com a própria monotonia. Definitivamente, não é o caso. Pouco polido, o álbum tem nos detalhes uma beleza rústica que certamente não saltará aos olhos de todos. Mas que brilhará forte na mente de alguns. Tudo além da percepção.

Por Guilherme Gonçalves

Comentários