Scatterbrain e a diversão no heavy metal


Antes de a MTV chegar em casa lembro de sintonizar, na minha velha Telefunken, a TV Gazeta (canal 11em São Paulo) e assistir ao Clip Trip. Por incrível que pareça, conheci muita banda legal por causa do programa, assim como no Som Pop da TV Cultura. Front 242, Kraftwerk, Suicidal Tendencies, Cro-Mags, L7 e uma cacetada de outros conjuntos chegaram a mim por esses programas. 

Estamos falando de uma época onde a Rock Brigade era a “bíblia” para conhecer o material sobre metal que chegava ao Brasil, telefones eram investimentos caríssimos, orelhões eram abundantes, os supermercados remarcavam os preços dos produtos todos os dias e não havia a menor menção à ideia do que se tornaria a internet hoje, principalmente se você fosse de um bairro pobre e afastado em Guarulhos.

Foi nesse cenário que fui apresentado à uma das bandas mais marcantes da minha pré-adolescência, o Scatterbrain. O grupo surge após o término da banda de thrash Ludichrist. Uma de suas principais características é, claro, o humor, além de seus membros se mostrarem músicos acima da média. A banda, embora conhecida como thrash, não tinha o menor receio em brincar com outros ritmos, do rap ao funk, do doo-wop ao neoclássico, tudo fazia parte da “brincadeira”.


A estreia Here Comes Trouble (1990) é um álbum muito divertido de se ouvir. Os destaques ficam para "Earache My Eye", cover de Cheech & Chong que recebe um tratamento ímpar por parte da banda, e "I'm With Stupid”, que fala sobre o crescimento de uma segunda cabeça!!! 

"Down With The Ship" é uma espécie de colagem com um monte riffs que passam por Metallica, Led Zeppelin, Deep Purple e Aerosmith, entre outros. Além da divertidíssima "Don´t Call Me Dude”, com sua introdução brincando com uma canção de 1961 do cantor Dion chamada “Runaround She”.

Ouvir Here Comes Trouble hoje, 26 anos depois, me remete a uma época de diversão no rock, onde D.R.I., S.O.D., Anthrax, Suicidal Tendencies, Fishbone, Red Hot Chili Peppers, Primus, Faith No More, Mr. Bungle e Ugly Kid Joe faziam parte de uma mesma fita K7 sem maiores problemas.

Abaixo está o clipe de “Don't Call Me Dude”, e recomendo a audição do disco de estreia - e também do segundo, Scamboogery (1991), ambos disponíveis nos serviços de streaming. Realmente espero que se divirtam.



Por Daniel Matos Vianna

Comentários

  1. mto massa ver alguém falando sobre eles. Eu curto mais o Ludichrist, que é uma banda que praticamente está esquecida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.