Como funciona a transição dos Papas Emeritus no Ghost


Assim como acontece com os santos padres da igreja católica, o Ghost mantém um ritual nas mudanças de seus papas. A cada novo disco, o vocalista Tobias Forge assume outra identidade, sempre usando a denominação Emeritus. Vale ressaltar que Emérito é o título adotado por um sucessor de Pedro quando este decide abdicar do trono, caso recentemente visto com Bento XVI. O Vaticano da banda é a cidade sueca Linköping, sua terra natal. É lá que cada show dando início a uma nova era ocorre.

A tradição manda que “Genesis”, música instrumental que encerra Opus Eponymous, primeiro álbum do grupo, seja executada enquanto o anterior e sucessor se cumprimentam. A seguir, o novo frontman se apresenta, em italiano, dizendo “Io sono Papa Emeritus, el II/III” ("Eu sou Papa Emeritus II/III"). Então, o sumo pontífice e os músicos executam uma nova canção. As duas usadas no momento, até aqui, foram “Secular Haze” e “From The Pinnacle To The Pit”.

As duas transições podem ser vistas nos vídeos abaixo.



Como pode ser observado nos dois casos, o novo Papa ainda possui características faciais levemente herdadas do antecessor. No primeiro show, isso ocorreu porque Tobias começou interpretando um e passou para o outro. E não é fácil sair correndo para os camarins e trocar toda a maquiagem em poucos minutos. 

No segundo, usaram a forma civil. Os Nameless Ghouls também ganham uma repaginada no visual. Vale ressaltar, ainda, a capacidade artística do frontman em se adaptar às características de cada novo personagem, já que eles possuem personalidade distintas. 


Ano que vem, entra em cena o Papa Emeritus IV. Aguardemos.


Por João Renato Alves, da Van do Halen

Comentários