Quadrinhos: Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel Bá


Daytripper é uma graphic novel escrita e ilustrada pelos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá (que são irmãos gêmeos) e foi publicada originalmente entre fevereiro e novembro de 2010 no mercado norte-americano. Moon e Bá estabeleceram-se nos Estados Unidos durante os primeiros anos da década de 2000, e desde então vem desenvolvendo histórias autorais e trabalhos para editoras como DC, Image e Dark Horse, tais como The Umbrella Academy, Casanova e outras. Em 2015, Fábio e Gabriel lançaram o elogiado Dois Irmãos, adaptação para os quadrinhos do livro homônimo de Milton Hatoum.

HQ brasileira de maior sucesso no mercado internacional, Daytripper chegou à primeira posição na lista de quadrinhos mais vendidos do New York Times em 2011, quando o primeiro encadernado compilando a história saiu, e volta e meia retorna ao top 10.  Merecidamente, a obra foi reconhecida pelos maiores prêmios do mercado de quadrinhos, vencendo o Eisner, Harvey e Eagle Awards em 2011.

Publicada originalmente em dez volumes, Daytripper é uma história sobre a vida. A vida de Bras de Oliva Domingos, seu personagem principal. E a vida de cada leitor que se aventura por suas páginas. O tema central da história de Moon e Bá é uma pergunta corriqueira na mente de todo indivíduo: a minha vida está valendo a pena? Estou gostando do que estou fazendo? Estou vivendo ou estou apenas existindo?

Esse questionamento é apresentando ao leitor em contos que formam cada um dos dez volumes. Em cada um testemunhamos momentos marcantes da vida de Bras: o primeiro amor, uma viagem inesquecível, a busca pela satisfação profissional, o grande amor de sua vida, o nascimento de seu filho e assim por diante. E, ao lermos as experiências vividas por Bras, sempre muito próximas de situações que cada um de nós acaba vivenciando ao longo dos anos, somos sempre surpreendidos com fins de trajetória surpreendentes, que abreviam a história do protagonista e levantam a dúvida se tudo, efetivamente, valeu a pena.


A forma como a história é estruturada faz com que o questionamento citado no terceiro parágrafo venha constantemente à tona, fazendo com que o leitor se pergunte a cada página se a sua própria história está sendo bem escrita - sem esquecer que, afinal, somos nós mesmos os roteiristas de nossas vidas. Com uma sensibilidade de arrepiar nos roteiros e diálogos, aliada a uma arte leve e ao mesmo tempo linda, que ganha ainda mais beleza com a colorização de Dave Stewart, Daytripper consegue alcançar um status superior, indo além de uma mera HQ e transformando-se quase em um tratado sobre a própria existência. E tratando tudo isso com uma linguagem simples, que toca diretamente no coração do leitor.

Tudo se fecha com o primoroso capítulo final, onde Fábio Moon e Gabriel Bá apresentam a sua visão da relação entre pais e filhos, e fazem isso de uma forma ao mesmo tempo simples e arrebatadora, que deixa um inquietante silêncio ao final da leitura. 

Ler Daytripper é entrar em contato com uma história sobre a vida, capaz de mudar a moda como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo, e com força para tornar uma pessoa melhor cada um que se perdeu em suas páginas.

Daytripper está disponível em bancas e livrarias em uma edição caprichada da Panini, com capa dura, mais de 250 páginas e conteúdo extra. Caso você nunca tenha lido uma HQ, está aqui uma história imperdível.

Comentários