2 de set de 2016

Testament lança lyric video de faixa-título de seu novo disco

sexta-feira, setembro 02, 2016

O Testament liberou hoje o lyric vídeo da faixa-título de seu novo álbum, Brotherhood of the Snake. E olha, o negócio tá violento: guturais e blast beats lado a lado com a cativante pegada thrash característica da banda, em uma faixa excelente e com grandes doses de melodia.

Brotherhood of the Snake será lançado dia 28 de outubro pela Nuclear Blast.

Abaixo, o pau come solto:

A Semana #002: a volta de Narcos, 20 anos de Reino do Amanhã e os anos dourados de B.B. King

sexta-feira, setembro 02, 2016
 

O retorno de Narcos, com a segunda temporada da série estreando hoje, 02/09, na Netflix, é um dos principais assuntos do mundo pop nesta semana. Há ainda uma análise sobre as duas décadas de vida de Reino do Amanhã, uma das melhores e mais belas histórias em quadrinhos já escritas, além de uma passada geral no que de mais interessante assistimos e lemos esta semana. Divirtam-se!

VÍDEOS










TV & CINEMA




MÚSICA




QUADRINHOS




COTIDIANO


PODCAST

POP





Discos da semana: southern rock, jazz fácil e legados sendo honrado

sexta-feira, setembro 02, 2016

Chegaram nas lojas, serviços de streaming e surgiram na rede esta semana vários discos interessantes. Abaixo você tem um guia com alguns dos lançamentos mais legais do período, com pequenos textos pra você saber um pouco mais sobre cada um dos títulos.


Whiskey Myers - Mud

O quarto álbum de uma das melhores bandas do southern rock contemporâneo. O sucessor do excelente Early Morning Shakes (2014) tem o título de Mud e foi produzido por Dave Cobb. A banda divulgou no final de julho o primeiro single, “Lightning Bugs and Rain”, canção que mostra que o grupo segue em ótima fase. Menos conhecido aqui no Brasil que o Blackberry Smoke mas igualmente ótimo, o Whiskey Myers é uma banda feita na medida pra quem curte Lynyrd Skynyrd e similares.


Kiss - Kiss Rock Vegas

Novo álbum e vídeo ao vivo do Kiss, trazendo o registro da residência realizada pela banda no Hard Rock Hotel and Casino, em Las Vegas, entre 5 e 23 de novembro de 2014. Este é o mesmo show que foi transmitido em salas de cinema de todo o mundo recentemente. Kiss Rock Vegas traz 16 faixas ao vivo, equilibrando clássicos e canções mais recentes como “Hell or Hallelujah”. O material em DVD/Blu-ray tem como atrativo extra sete faixas acústicas registradas no mesmo período.


The Rolling Stones - Another Time, Another Place (The Very Best of the Brian Jones Era)

Nova compilação dos Stones, reunindo apenas material produzido no período em que o falecido guitarrista Brian Jones fez parte da banda, entre 1964 e 1969. Multiinstrumentista, Jones foi fundamental no período inicial da carreira da banda inglesa, possibilitando ao grupo explorar diferentes sonoridades. O material traz 13 faixas, incluindo jóias como “Time is on My Side”, “Little Red Rooster” e “As Tears Go By”. Outro atrativo é a bela capa.


A Day to Remember - Bad Vibrations

Sexto álbum da banda norte-americana A Day to Remember, Bad Vibrations traz onze novas faixas. A produção é de Andrew Wade. Três músicas - “Bad Vibrations”, “Paranoia” e “Bullfight” - foram divulgadas através de clipes. Metal atual e agressivo, na medida certa!


Blood Ceremony - Lord of Misrule

Quarto álbum da banda canadense de occult rock, que se destacou com Living with the Ancients (2012) e suas canções cheias de intervenções de uma flauta que lembrava o Jethro Tull, além do belo vocal de Alia O’Brien. Lord of Misrule está saindo pela Rise Above Records.


The Bad Plus - It’s Hard 

Décimo-primeiro disco do trio norte-americano The Bad Plus, um dos nomes mais legais do jazz contemporâneo. It’s Hard é todo composto por regravações de canções de outros artistas lançadas entre as décadas de 1970 e 2010, que ressurgem aqui devidamente desconstruídas pela banda.


Blackberry Smoke - Like An Arrow

Falando em Blackberry Smoke, os caras também estão com disco novo. Like an Arrow é o sucessor de Holding All the Roses (2015) e traz a banda de Atlanta fazendo “rock puro e simples”, nas palavras do vocalista e guitarrista Charlie Starr. Southern rock com doses de country pra pegar a estrada e viajar sem destino.


Devon Allman - Ride or Die

Novo álbum de Devon Allman, filho de Gregg Allman. O terceiro disco do cantor e guitarrista segue unindo o blues ao southern e ao country rock e mostra que o rapaz faz jus ao sobrenome que possui. Ah, e a capa é de cair o queixo!


New Model Army - Winter

O retorno da veterana banda inglesa com o seu décimo-quarto disco. O New Model Army surgiu no início da década de 1980 e foi um dos grandes nomes do pós-punk, sempre adicionando pitadas de folk music em suas energéticas criações. Winter tem recebido críticas bastante positivas e entrega uma audição recompensadora.

1 de set de 2016

Documentário mostra a ligação entre heavy metal e o universo do terror

quinta-feira, setembro 01, 2016

O documentário The History of Metal and Horror explora as relações e ligações entre o heavy metal e o universo do terror. 

Produzido por Mike Schiff, o filme traz entrevistas com Alice Cooper, Kirk Hammett, Corey Taylor, Jonathan Davis e Dave Mustaine, além de outros músicos, falando de suas relações e inspirações na literatura e em filmes do gênero para construir tanto suas figuras públicas como suas canções. 

O documentário ainda está em produção e sua data de lançamento não foi informada, mas já é possível ver a quantas anda o trabalho no site do filme e nos dois vídeos oficiais já divulgados.

Glenn Hughes anuncia novo álbum

quinta-feira, setembro 01, 2016

Glenn Hughes anunciou o fim de um período de 8 anos sem material solo inédito e lançará dia 4 de novembro o seu novo álbum. O sucessor do consistente First Underground Nuclear Kitchen (2008) tem o título de Resonate e será disponibilizado pela Frontiers Records.

O álbum foi gravado na Dinamarca e traz Hughes ao lado de Soren Andersen (guitarra), Lachlan Doley (teclados) e Pontus Engborg (bateria). Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers, participa de uma das músicas do disco, “Steady”.

No período entre os dois álbuns solo Glenn Hughes integrou o Black Country Communion, que lançou três discos: Black Country (2010), 2 (2011) e Afterglow (2012).

A cena rock de Florianópolis ganha destaque em canal no YouTube

quinta-feira, setembro 01, 2016

O canal Palco Célula foi criado com o objetivo de divulgar a música autoral de Florianópolis. Trazendo programas com aproximadamente 30 minutos de duração, apresenta bandas tocando suas músicas enquanto falam de sua história e o que procuram transmitir com seus sons.

A iniciativa já colocou quatro programas no ar trazendo Dazaranha, Quarto Fechado, Os Skrotes e Caraudácia, cada uma das bandas trilhando caminhos distintos dentro do rock. Vale citar que todos foram gravados no Célula, tradicional casa noturna de Florianópolis que possui uma agenda cheia de shows e que foi criada há mais de 10 anos por Gastão Moreira, ex-MTV.

Os vídeos podem ser assistidos abaixo. E, é claro, assine o canal, que é uma ótima fonte pra conhecer mais sobre a cena rock da Ilha da Magia.

31 de ago de 2016

Assista “Chapa”, novo clipe de Emicida

quarta-feira, agosto 31, 2016

Pródigo em gravar clipes com forte apelo emocional, Emicida fez de novo. “Chapa”, faixa presente em seu último disco, Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa (2015), faz uso de uma fotografia em preto e branco e alto contraste para contar a história de uma das canções mais fortes do álbum lançado no ano passado.

Assista ao belo trabalho abaixo:

Os Melhores Discos de Todos os Tempos: 1999

quarta-feira, agosto 31, 2016

1999 começou com uma ótima notícia para o mundo do heavy metal: após anos de baixa popularidade, o Iron Maiden retomou a sua grandeza instantaneamente ao anunciar o retorno o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith, deixando em polvorosa milhões de metalheads ao redor do planeta. No outro lado da moeda, o Slipknot lançou o seu disco de estreia quebrando paradigmas e mostrando que era possível fazer (e vender) metal extremo para as massas.

O ano foi marcado pela imensa popularidade dos Backstreet Boys e de Britney Spears, que dominaram o cenário pop. Na música eletrônica, Moby e Chemical Brothers colocaram doses enormes de inteligência, inovação e originalidade na ordem do dia, resultando em discos antológicos. Eminem lançou a sua estreia, e mostrou que havia chegado para ficar.

No rock, Paul McCartney retornou às origens enquanto o Rage Against the Machine lançava o seu disco derradeiro e o Flaming Lips enchia o cotidiano com doses generosas de lisergia. Black Crowes e Foo Fighters colocaram mais títulos sólidos em suas carreiras, enquanto Red Hot Chili Peppers e Santana ressucutaram suas carreiras e explodiram ainda mais em popularidade, transformando-se em fenômenos de vendas planetários.



- o Iron Maiden anunciou dia 10 de fevereiro que Bruce Dickinson estava de volta à banda após uma ausência de 6 anos. O guitarrista Adrian Smith também foi reintegrado ao grupo, transformando o Maiden em um sexteto

- Jesse Ventura, governador de Minnesota e ex-guarda-costas dos Rolling Stones, decretou 15 de fevereiro como o Dia dos Rolling Stones no estado norte-americano

- em 24 de fevereiro, Lauryn Hill tornou-se a primeira mulher a vencer cinco categorias do Grammy, fazendo história

- “Believe”, single de Cher, chegou à primeira posição da Billboard no dia 2 de março, transformando a cantora, então com 52 anos, na artistas mais velha a alcançar tal feito. Outra curiosidade é que Cher se transformou também na artista com o intervalo mais longo entre o primeiro e o último número 1 nas paradas norte-americanas, com 34 anos separando ambos (1965 e 1999)

- Hours, então novo álbum de David Bowie, se transformou no primeiro disco lançado totalmente online antes de seu lançamento físico. O intervalo entre os dois formatos foi de duas semanas, com o disco digital sendo colocado oficialmente na rede no dia 21 de setembro

- em 9 de outubro aconteceu na California a primeira edição do festival Coachella. Tocaram no evento Beck, The Chemical Brothers, Tool, Morrissey e Rage Against the Machine

- no dia 14 de dezembro Paul McCartney realizou um show especial no Cavern Club. Apenas 300 pessoas assistiram à apresentação, e Paul contou com nomes como David Gilmour e Ian Paice em sua banda

- no dia 30 de dezembro um desconhecido invadiu a casa de George Harrison no Friar Park, em Oxfordshire, ferindo o Beatle com uma faca. O músico foi levado ao hospital e sobreviveu ao incidente



Foram formadas em 1999 bandas como A Perfect Circle, Avantasia, Avenged Sevenfold, Cachorro Grande, Cult of Luna, Dream Evil, Explosions in the Sky, Firebird, Fozzy, Fresno, Halford, Kalmah, Kings of Leon, Protest the Hero, Sabaton, Shining, Simple Plan, The National e Toxic Holocaust. Encerraram suas atividades durante o ano Blind Melon, The Cardigans, Electronic, Grant Lee Buffalo, Mad Season, Mercyful Fate, Morphine, New Radicals, Pavement e The Verve.

Faleceram em 1999 Dusty Springfield (02/03), Skip Spence (16/04), Darrell Sweet (30/04), Bruce Fairbairn (17/05), Augustus Pablo (18/05), Mel Tormé (05/06), Fausto Papetti (15/06), Screaming Lord Sutch (16/06), Mark Sandman (03/07), Amalia Rodrigues (06/10), Charlie Byrd (02/12), Rick Danko (10/12), Grover Washington Jr. (17/12) e Curtis Mayfield (26/12).

Foram induzidos ao Rock and Roll Hall of Fame em 1999:

Billy Joel
Bruce Springsteen
Curtis Mayfield
Del Shannon
Dusty Springfield
Paul McCartney
The Staple Singers

Os vencedores das principais categorias da 42ª edição do Grammy foram:

Gravação do Ano e Canção do Ano: “Smooth”, de Carlos Santana & Rob Thomas
Álbum do Ano: Supernatural, de Carlos Santana
Revelação: Christina Aguillera

Os vencedores de álbum do ano nas principais revistas de música do período foram:

Entertainment Weekly: The Ego Has Landed, de Robbie Williams
Eye Weekly: The Soft Bulletin, do The Flaming Lips
HUMO: The Ideal Crash, do dEUS
Iguana: The Soft Bulletin, do The Flaming Lips
Kerrang!: There is Nothing Left to Lose, do Foo Fighters
Les Inrockuptibles: Midnite Vultures, do Beck
Metal Hammer: Euphoria Morning, de Chris Cornell
Mixmag: Sing It Back, do Moloko
Melody Maker: Head Music, do Suede
Mojo: Mule Variations, de Tom Waits
Muzik: Remedy, do Basement Jaxx
NME: The Soft Bulletin, do The Flaming Lips
OOR: Mule Variations, de Tom Waits
Q Magazine: Surrender, do The Chemical Brothers
Rock De Lux: The Soft Bulletin, do The Flaming Lips
Rolling Stone: The Battle of Los Angeles, do Rage Against the Machine
Select: The Man Who, do Travis
SPIN: The Fragile, do Nine Inch Nails
Terrorizer: Times of Grace, do Neurosis
The Face: Remedy, do Basement Jaxx
Uncut: The Soft Bulletin, do The Flaming Lips


Os cinco maiores hits do ano foram “… Baby One More Time” de Britney Spears, “Mambo No. 5” de Lou Bega, “Blue (Da Ba Dee)” de Eiffel 65, “No Scrubs” do TLC e “I Want It That Way” do Backstreet Boys.

Também fizeram muito sucesso durante o ano as seguintes músicas:

“All Star”, do Smash Mouth
“Ana's Song (Open Fire)”, do Silverchair
“Beautiful Stranger”, de Madonna
“Dolphins Cry”, do Live
“Electricity”, do Suede
“Every Morning” e "Someday", do Sugar Ray
“Falling Away From Me” e “Freak on the Leash", do KoRn
“Fear the Voices”, do Alice in Chains
“Guerrilla Radio”, do Rage Against the Machine
“Heartbreaker” e “I Still Believe", de Mariah Carey
“Here with Me”, da Dido
“Hey Boy, Hey Girl”, do The Chemical Brothers
“I Try”, de Macy Gray
“Last Kiss”, do Pearl Jam
“Learn to Fly”, do Foo Fighters
“Livin' la Vida Loca”, de Ricky Martin
“Man! I Feel Like a Woman!”, de Shania Twain
“Maria”, do Blondie
“My Name Is”, de Eminem
“Nookie”, do Limp Bizkit
“Praise You”, de Fatboy Slim
“Promises”, do The Cardigans
“Scar Tissue”, do Red Hot Chili Peppers
“Smooth”, de Carlos Santana & Rob Thomas
“Tender”, do Blur
“What It’s Like”, do Everlast
“Why Does My Heart Feel So Bad”, do Moby
“You Get What You Give”, do New Radicals


23 discos chegaram à posição número do Billboard 200 no ano de 1999. Millennium, segundo álbum do Backstreet Boys, foi o mais vendido do ano nos Estados Unidos e permaneceu durante 10 semanas no número 1. Mais de 11 milhões de cópias do disco foram comercializadas. Entre os singles, o número 1 ficou com “Believe”, de Cher.

Outros destaques foram Flesh of My Flesh, Blood of My Blood de DMX (3 semanas na primeira posição), … Baby One More Time de Britney Spears (5 semanas), FanMail do TLC (5 semanas), I Am … do Nas (2 semanas), Significant Order do Limp Bizkit (4 semanas), Fly das Dixie Chicks (2 semanas), Human Clay do Creed (2 semanas) e Supernatural de Santana (3 semanas).


No Reino Unido, Cher também foi a dona do single mais vendido, com “Believe" superando a marca de 1 milhão e 800 mil cópias comercializadas. By Request, coletânea da boy band Boyzone, foi o disco mais vendido na Grã-Bretanha durante o ano.



Mantendo a mesma metodologia dos anos anteriores, realizamos uma pesquisa em levantamentos similares publicados nos mais diversos veículos com o objetivo de identificar os discos mais significativos do ano, chegando a 105 títulos pré-selecionados. Feito isso, submetemos cada um desses títulos às notas atribuídas a eles por revistas e sites especializados em música, lançamos em nossa planilha e chegamos ao resultado abaixo.

Com vocês, os melhores discos lançados em 1999 (apenas discos de estúdio, pois como é padrão neste tipo de listas, álbuns ao vivo e compilações não entram):

50 Beck - Midnite Vultures
49 Taj Mahal & Toumani Diabaté - Kulanjan
48 Santana - Supernatural
47 The Dillinger Escape Plan - Calculating Infinity
46 Dr. Dre - 2001
45 Edguy - Theater of Salvation
44 Ali Farka Touré - Niafunké
43 Control Denied - The Fragile Art of Existence
42 Travis - The Man Who
41 Dido - No Angel
40 Everything But the Girl - Temperamental
39 Anathema - Judgement
38 Lake of Tears - Forever Autumn
37 Dream Theater - Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory
36 Agalloch - Pale Folklore
35 Blur - 13
34 Foo Fighters - There is Nothing Left to Lose
33 Basement Jaxx - Remedy
32 Mr. Bungle - California
31 KoRn - Issues
30 Paul McCartney - Run Devil Run
29 Tom Waits - Mule Variations
28 Ben Harper - Burn to Shine
27 Immortal - At the Heart of Winter
26 Neurosis - Times of Grace
25 The White Stripes - The White Stripes
24 Slipknot - Slipknot
23 Café Tacvba - Revés/Yosoy
22 My Dying Bride - The Light at the End of the World
21 Opeth - Still Life
20 Aimee Mann - Magnolia
19 Ibrahim Ferrer - Buena Vista Social Club Presents Ibrahim Ferrer
18 Eminem - The Slim Shady LP
17 Fiona Apple - When the Pawn …
16 Dolly Parton - The Grass is Blue
15 The Chemical Brothers - Surrender
14 Blackalicious - Nia
13 Rage Against the Machine - The Battle of Los Angeles
12 dEUS - The Ideal Crash
11 Mark Lanegan - I’ll Take Care of You
10 Testament - The Gathering
9 Porcupine Tree - Stupid Dream
8 The Roots - Things Fall Apart
7 Spirit Caravan - Jug Fulla Sun
6 Red Hot Chili Peppers - Californication
5 The Black Crowes - By Your Side
4 Wilco - Summerteeth
3 Mos Def - Black on Both Sides
2 The Flaming Lips - The Soft Bulletin
1 Moby - Play

Meu top 10 do ano é esse:

1 Red Hot Chili Peppers - Californication
2 Moby - Play
3 Wilco - Summerteeth
4 The Chemical Brothers - Surrender
5 The Black Crowes - By Your Side
6 Ben Harper - Burn to Shine
7 Dream Theater: Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory
8 Dido - No Angel
9 Travis - The Man Who
10 The Flaming Lips - The Soft Bulletin

Abaixo você tem uma playlist com alguns dos maiores hits e músicas mais significativas do ano. E nos comentários queremos saber quais foram os melhores discos lançados em 1999 na sua opinião. Poste a sua lista!

30 de ago de 2016

Sala de Som | Plágios, similaridades e coincidências no rock

terça-feira, agosto 30, 2016

Plágios descarados? Notas semelhantes? Coincidências harmônicas? No vídeo abaixo, compilamos dezessete casos onde as perguntas acima podem ser aplicadas em diferentes níveis. Gigantes como Deep Purple, Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica e outros artistas em situações curiosas e que rendem, no mínimo, um bom papo entre amigos. 

Antes que alguém pergunte, não tem Led Zeppelin porque a banda irá ganhar um vídeo exclusivo sobre o assunto.

Abaixo estão listadas as canções presentes no vídeo, sempre indicando o ano em que cada uma foi lançada oficialmente pra você sacar qual chegou ao mercado primeiro. E você pode sugerir outras faixas nos comentários. Divirta-se!

Deep Purple - Smoke on the Water (1972)
Carlos Lyra - Maria Moita (1964)

Deep Purple - Fireball (1971)
Warpig - Rock Star (1970)

Deep Purple - Lazy (1972)
Cream - Steppin Out (1966)

Deep Purple - Black Night (1970)
Rick Nelson - Summertime (1962)

Deep Purple - Child in Time (1970)
It’s a Beautiful Day - Bombay Calling (1969)

Black Sabbath - Changes (1972)
Elton John - Border Song (1970)

Black Sabbath - Paranoid (1970)
Half Life - Get Down (1969)

Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath (1973)
Vanusa - What To Do (1973)

Iron Maiden - The Wicker Man (2000)
Judas Priest - Running Wild (1978)

Iron Maiden - 2 Minutes to Midnight (1984)
Rory Gallagher - Moonchild (1976)
Mercyful Fate - Curse of the Pharaos (1983)

Iron Maiden - The Red and the Black (2015)
Uriah Heep - I Hear Voices (1998)

Metallica - The End of the Line (2008)
Pearl Jam - Why Go (1991)

Metallica - Enter Sandman (1991)
Excel - Tapping Into the Emotional Void (1989)

The Cure - Just Like Heaven (1987)
New Order - All The Way (1989)

The Strokes - Last Nite (2001)
Tom Petty - American Girl (1976)

Blur - Song 2 (1997)
Marilyn Manson - The Fight Song (2000)

Red Hot Chili Peppers - Dani California (2006)
Tom Petty - Mary Jane’s Last Dance (1993)

Para acompanhar o Sala de Som e a Collectors Room:


ONLINE

PAGEVIEWS

PESQUISE