A música que fez o Metallica sentir que estava se vendendo


Para a maioria dos fãs mais antigos, o Metallica “se vendeu” em 1991, com o lançamento do Black Album e a nova abordagem, mais direta e menos thrash metal, que a banda norte-americana incorporou ao seu som desde então.

No entanto, para o próprio quarteto, esse processo teve início muito antes. Para ser exato, 7 anos antes. A informação é do produtor Flemming Rasmussen, que assinou os clássicos quatro primeiros álbuns do grupo.

Segundo Rasmussen: “Eles sempre tiveram muita confiança em suas composições e nas músicas que faziam. Em Ride the Lightning eles gravaram uma faixa bem curta, que eles meio que fizeram para ser um single. Essa música era ‘Escape’, e eles se sentiram meio como se estivessem de vendendo um pouco ao gravá-la. O Metallica estava na Megaforce na época e eles queriam ir desesperadamente para uma grande gravadora. Então, era difícil agradar um grande selo sem saber exatamente o que eles queriam”.

Ainda segundo o produtor, “Escape" foi a única música, entre 1984 e 1988, que provocou dúvidas nos integrantes do Metallica: “Foi a única vez em que conversamos algo como ‘Essa música é muito curta? Muito pop? Vamos gravar ela ou não?’. E acabamos gravando. Eles então conseguiram o contrato com uma grande gravadora e o motivo foi porque Ride the Lightning vendeu muito bem, principalmente por ‘Creeping Death’ e coisas do tipo. Depois disso, eles decidiram que nunca mais iriam procurar agradar alguém além de eles mesmos”.

Eu gosto muito de “Escape”. Acho que ele tem uma pegada bem NWOBHM, com uma melodia que gosto bastante e as guitarras “pedaladas" que faziam a minha cabeça nos primeiros anos do Metallica. E vocês, o que pensam a respeito de “Escape"?

Comentários

  1. Que legal...essa era uma daquelas músicas que achava que só eu curtia...adoro o refrão dela, um dos mais legais que o Metallica criou. É uma pena que não tenha se tornado um clássico absoluto...

    ResponderExcluir
  2. Ride The lightning é o disco que menos gosto até o Black Álbum.mas Escape é uma música que curto nesse álbum hehehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.