Local onde aconteceu Woodstock é escavado por arqueólogos


Uma equipe de arqueólogos norte-americanos escavou e estudou o solo do local onde aconteceu o lendário festival de Woodstock, em 1969. A expedição teve duração de cinco dias e revelou a presença de objetos como peças de alumínio antigo e vidro quebrado. Os artefatos encontrados durante a escavação serão estudados e mapeados.

O principal objetivo do estudo promovido pela Binghamton University’s Public Archaeology Facility é ajudar a mapear e a localizar o exato local onde lendas como The Who, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin, John Cocker e Jimi Hendrix impressionaram a enorme multidão há 49 anos atrás. Diretor geral do projeto, Josh Anderson falou sobre o estudo: “O ponto geral desta investigação é definir o cenário. Podemos usar isso como um ponto de referência. Quem visita este local pode se apoiar, olhar o morro e dizer: Ah, é aqui onde os caras estavam, Hendrix ficou aqui e tocou a sua guitarra às 8h30 da manhã”.



A fazenda onde Woodstock aconteceu está localizada a 128 km de Nova York e foi preservada pelo Governo dos Estados Unidos, dentro do Registro Nacional de Lugares Históricos. A área foi declarada como área de preservação no final dos anos 1990 e é administrada por uma organização sem fins lucrativos desde então. Um museu sobre a cultura e música dos anos 1960 é uma das atrações do local, assim como um ônibus com pintura psicodélica. Wade Lawrence, diretor do The Museum at Bethel Woods, declarou: “Este é um importante local histórico da cultura americana, um dos poucos eventos pacíficos celebrados a partir dos anos 1960”. Segundo Lawrence, o trabalho dos arqueólogos ajudará a definir percursos interativos pela área, uma das atrações do cinquentenário de Woodstock, que será comemorado em 2019. Ele também afirmou que, apesar das inúmeras fotos tiradas durante o festival em 1969, é impossível definir a exata localização do palco e das torres de luz devido à imensidão do terreno. Os arqueólogos acreditam que encontraram a localização da chamada “Cerca da Paz”, que ficava bem em frente ao palco e separava o público dos artistas.

Charles Maloney, de 67 anos, esteve em Woodstock em 1969 e visitou o local recentemente. “Há algo sobre esse lugar - e eu não sou o único que pensa assim - que atrai as pessoas para cá. Quero dizer, esta área poderia estar com umas 200 pessoas que você ainda seria capaz de ouvir o silêncio que emana daqui”.

Comentários