Back Street Crawler, o único (e ótimo) álbum solo de Paul Kossoff


Back Street Crawler é o primeiro álbum solo de Paul Kossoff, guitarrista do Free. Na época de seu lançamento, Kossoff estava afundado em drogas, jogando pelo ralo o seu imenso talento. O que ele havia feito com o Free, em álbuns como Tons of Sobs (1968), Free (1969) e Fire and Water (1970), já bastava para colocá-lo entre os grandes guitarristas do rock. Unindo a sua paixão pelo blues a uma generosa dose de peso, Kossoff desenvolveu um estilo único, onde as principais características eram a pegada agressiva, o grande senso melódico e, principalmente, as bases e riffs marcantes, cujo maior exemplo é a clássica "All Right Now".

Esse disco, gravado na sequência do primeiro e único trabalho do Kossoff, Kirke, Tetsu & Rabbit (projeto montado por amigos para manter Kossoff longe do vício e que lançou seu único registro em 1972), traz todos os integrantes do Free, além de nomes como Alan White (Yes), Jess Roden (Bronco), John Martyn (Eric Clapton, David Gilmour), Tetsu Yamauchi (Free, Faces), Rabbit (Who, Roger Waters, Free) e outras feras. O resultado é um álbum que, apesar de curto, exemplifica com exatidão toda a força da música de Paul Kossoff.

"Tuesday Morning" é uma longa suíte hard, que abre o disco de forma bombástica, tomando conta de todo o lado A do vinil. Nela o brilho de Kossoff é intenso, com solos faiscantes e melodias infinitas brotando de sua guitarra. Um clássico do rock setentista, sem dúvida. "Time Away" une as guitarras de Kossoff e John Martyn, com passagens tão belas que chegam a emocionar. Já "Molten Gold" é a faixa mais conhecida do trabalho, muito pela participação de Paul Rodgers nos vocais dessa balada com um bem-vindo apelo pop, que ganhou tanta projeção que acabou virando até título de coletânea do Free. O álbum fecha com a faixa que dá nome ao disco, mais uma interessante instrumental onde o talento de Kossoff é o grande destaque.


Back Street Crawler foi relançado em 2008 em uma deluxe edition que trouxe 14 faixas extras, limpando os arquivos que deram origem às suas músicas.

O guitarrista perderia a luta contra o vício em 19 de março de 1976, privando-nos de seu talento e da música que poderia estar produzindo até hoje. Back Street Crawler, ainda que não se compare aos álbuns que Kossoff gravou ao lado do Free, é um belo trabalho deste músico singular, dono de um dos estilos mais peculiares e influentes de todos os tempos.

Paul Francis Kossoff foi um dos grandes, e seu nome nunca será esquecido.

Comentários

  1. Um grande músico já não está aqui em vida mas podemos apreciar a sua arte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.