Review: Holocaust - The Nightcomers (1981)


A New Wave of British Heavy Metal é um dos movimentos (ou cena, chame como quiser) mais apreciados pelos fãs de metal. Além de dar ao mundo um gigante do porte do Iron Maiden, a nova onda do metal britânico, que surgiu entre o final dos anos 1970 e o início dos anos 1980, veio carregada de nomes ótimos e que acabaram ficando pelo caminho por uma série de fatores. Muitas dessas bandas que não chegaram lá ganharam o status de cult. É o caso do Holocaust.

Particularmente, o que eu mais gosto na NWOBHM é a união entre peso e melodia. Essa mistura fez a minha cabeça desde o início, há décadas atrás, quando eu ainda era um adolescente e tinha cabelos a mais e kilos a menos. E ela é encontrada em profusão em The Nightcomers, disco de estreia do Holocaust que a Hellion Records acaba de relançar no Brasil com nada mais nada menos que 9 faixas bônus!

Mesmo sendo natural de Edimburgo, capital da Escócia, o Holocaust esteve desde o início associado com a NWOBHM. A banda foi formada em 1977 e lançou The Nightcomers em abril de 1981. O que temos aqui é um metal tradicional, bons riffs, linhas vocais cheias de melodia e refrãos fortes - tudo como manda o figurino.

O bom trabalho de composição, aliado à remasterização realizada em 2003 pela Castle/Sanctuary, torna a audição muito gratificante. Você se sente desbravando uma joia desconhecida, um verdadeiro tesouro sonoro, o qual apenas poucos aficcionados conhecem. O debut do Holocaust, no saldo geral, é um disco extremamente sólido e que traz canções excelentes como a clássica “Heavy Metal Mania”, que chegou a virar hit na época.

Em suma: uma verdadeira pérola do metal britânico dos anos 1980 disponível novamente no Brasil. Não dá pra passar batido!



Comentários

  1. Realmente, essa fase da música pesada é sensacional!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não vivi essa época. Mas temos as chance de escutar essas obras clássicas do metal hoje em dia. Época mágica !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.