Stan Lee morre aos 95 anos


Stan Lee, o criador do universo Marvel, morreu nesta segunda-feira, 12/11, aos 95 anos. A notícia foi confirmada por sua filha.

Na manhã desta segunda-feira uma ambulância correu para a residência de Stan em Hollywood Hills e ele foi levado às pressas para o Cedars-Sinai Medical Center, onde acabou falecendo. Durante 2017, Lee sofreu diversos problemas de saúde, incluindo um surto de pneumonia e problemas de visão.

Stanley Martin Lieber nasceu em Nova York no dia 28 de dezembro de 1922. Ele começou na Marvel com auxiliar da equipe em 1939, quando a editora ainda se chamada Timely Comics. No início dos anos 1960, Stan Lee criou ao lado de Jack Kirby o Quarteto Fantástico, dando início à revolução que a Marvel faria na indústria de quadrinhos e que levaria a editora a superar a sua principal concorrente, a DC Comics. Na sequência vieram outros personagens clássicos como Hulk, Thor, Homem de Ferro, X-Men, Demolidor, Doutor Estranho e Homem-Aranha, fazendo então nascer todo um mundo de personagens com histórias compartilhadas, com o conceito inovador de levar para todo este universo as consequências do que tinha acontecido em cada uma das revistas.

Lee assumiu como editor-chefe e depois como publisher da Marvel, tornando-se o rosto da Casa das Ideias em todo o mundo. Um dos mais importantes nomes da indústria dos quadrinhos, Stan Lee foi apresentado para toda uma nova geração através das suas participações especiais em todos os filmes produzidos pelo Marvel Studios. Aliás, a viabilização do projeto cinematográfico da Marvel sempre foi um dos seus maiores objetivos.

Stan Lee foi induzido ao Will Eisner Award Hall of Fame em 1994, e ao Jack Kirby Hall of Fame em 1995.

Um dos maiores nomes da história dos quadrinhos e a última grande lenda da nona arte, Stan Lee parte com a certeza de deixar um legado gigantesco, que seguirá inspirando gerações e gerações de leitores.

Comentários