Quadrinhos: Black Hammer – A Era da Destruição Parte 1, de Jeff Lemire e Dean Ormston (2019, Intrínseca)


Publicada pela editora Intrínseca, Black Hammer foi a melhor HQ lançada no Brasil em 2018, na minha opinião. A obra escrita por Jeff Lemire e ilustrada por Dean Ormston chega agora ao seu terceiro volume com A Era da Destruição – Parte 1, que acaba de chegar às bancas e livrarias.

Lemire aprofunda a trama apresentada nos dois primeiros encadernados – Origens Secretas e O Evento -, e finalmente começa a revelar para o leitor o que realmente se passou com os personagens. Para quem não está familiarizado com a série, em Black Hammer somos apresentados a um grupo de heróis meio disfuncional inspirado em ícones da Marvel e da DC, que após enfrentar e derrotar um poderoso vilão são transportados misteriosamente para uma fazenda de uma cidade no interior dos Estados Unidos, e de lá não conseguem mais sair. A trama é permeada por um onipresente ar de desilusão, com os personagens, ainda que não totalmente conformados com o seu destino, ao menos mais propícios a aceitarem que a vida parece ter mudado para sempre.

Esse A Era da Destruição, como dito, lança diversos feixes de luz sobre o que está acontecendo com a equipe formada por Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien, alimentando suas esperanças com a chegada de um novo personagem disposto a resolver de uma vez por todas a aflição pela qual eles passam. Assim, temos uma jornada que parece se inspirar no clássico A Divina Comédia, poema publicado em 1320 pelo italiano Dante Alighieri e que narra a descida pelos diversos níveis do inferno. O texto de Lemire entrega revelações como conta-gotas, enquanto Ormston brilha com sua arte expressiva e sombria, que traduz com perfeição o sentimento vivido pelos personagens.

A parte final da história, com um plot twist que vira tudo de cabeça para baixo, mostra que a ideia de Lemire para a HQ é muito mais complexa do que aparentava ser, e deixa o leitor sedento pela chegada do próximo volume.



Outro ponto interessante é que, assim como fez nos arcos anteriores, onde homenageou ícones dos quadrinhos como Capitão América, Batman, Monstro do Pântano, Mulher-Maravilha e Ajax, aqui Lemire também faz uso de uma certa metalinguagem para pagar tributo a outro personagem clássico das HQs, o Sandman de Neil Gaiman, que é a clara inspiração para uma família de estranhos indivíduos que surge na trama. E o próprio Ormston entra na brincadeira, usando os Ramones como referência para um dos trechos da HQ.

Black Hammer – A Era da Destruição Parte 1 mantém o alto nível da série, além de alimentar de maneira selvagem a curiosidade sobre o que será apresentado a seguir. Escrita e ilustrada com precisão e inspiração, segue sendo uma das grandes histórias em quadrinhos publicadas no Brasil nos últimos anos.

Se ainda não leu, leia!

Compre com desconto abaixo:

Comentários