Review: Eric Gales – The Bookends (2019)


Prodígio da guitarra, Eric Gales gravou o seu primeiro disco, The Eric Gales Band, em 1991, com apenas 17 anos. Passados 27 anos, o músico norte-americano natural de Memphis segue ativo e brilhando intensamente em The Bookends, lançado em fevereiro e seu trabalho mais recente.

Influenciado por lendas como Jimi Hendrix, Albert King e B.B. King, Gales apresenta em The Bookends um som mais calmo e menos explosivo do que aquele presente em seus primeiros álbuns. A suavidade dá o tom nas onze faixas, com momentos acústicos lado a lado com a guitarra. Musicalmente, a expansão do blues pela adição de elementos de funk e soul é facilmente perceptível, resultando em uma sonoridade de muito bom gosto e que agrada de imediato.

O disco traz as participações especiais do rapper gospel B.Slade, do guitar hero Doyle Bramhall II (que já tocou com nomes como Eric Clapton, Roger Waters e Gregg Allman) e da vocalista Beth Hart (que possui uma longa associação com Joe Bonamassa).

Apresentando um blues moderno e funkeado, The Bookends conta com excelentes composições e um trabalho melódico acima da média. Faixas como “Whatcha Gonna Do” e “It Just Beez That Way” mostram todo o suingue de Gales, enquanto em “Southpaw Serenade” é lindo ouvir as guitarras de Eric e Doyle em um blues tradicional. O lado mais rocker surge em “Reaching for a Change” e na instrumental “Resolution”, que fecha o disco. Beth Hart solta a voz em uma linda versão de “With a Little Help From My Friends” dos Beatles, que aqui ganha uma aura super gospel com os vocais divididos entre Beth e Gales, além de um belíssimo coro. No lado mais moderno da moeda, “Something’s Gotta Give”, com a presença de B.Slade, e “Somebody Lied” trazem doses generosas de groove para a mistura.

The Bookends é um excelente disco, um ótimo álbum de um artista que começou cedo e vem construindo uma discografia muito sólida. Seja você fã de blues ou de boa música, aqui está uma ótima pedida.

Comentários

  1. Opa, valeu a dica. Novo do Eric Gales e eu nem soube do lançamento. Vou escutar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.