Ranking de Discos: Dream Theater


Maior nome do metal progressivo, o Dream Theater é uma das bandas mais influentes e inovadoras da música pesada. Formado em 1985 em Boston, o quinteto moldou a forma e fincou os alicerces de como o prog metal seria desenvolvido nos anos e década seguintes, e foi protagonista dessa evolução ao longo dos anos.

O Dream Theater lançou quatorze discos de estúdio em sua carreira, além de oito álbuns ao vivo, uma compilação, nove singles, um EP, nove DVDs/Blu-ray e dezenove videoclipes. Para desbravar esse universo musical, perguntei nas redes sociais quais seriam os melhores trabalhos da banda. Foram mais de 260 votos, em uma das enquetes mais disputadas dessa série.

Na opinião dos leitores e seguidores da Collectors Room, esse é o ranking de discos do Dream Theater:

1 Images and Words (1992) – 27,6%
2 Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory (1999) – 26,8%
3 Awake (1994)- 20,3%
4 Octavarium (2005) – 6.1%
5 Train of Thought (2003) – 5,7%
6 Six Degrees of Inner Turbulence (2002) – 3,8%
7 Falling Into Infinity (1997) – 2,7%
8 Black Clouds & Silver Linings (2009) – 2,7%
9 A Dramatic Turn of Events (2011) – 2%
10 Systematic Chaos (2007) – 1,1%
11 When Dream and Day Unite (1989) – 0,8%
12 Dream Theater (2013) – 0,4%


De todos os discos do grupo, apenas dois não receberam votos: The Astonishing (2016) e Distance Over Time (2019). O primeiro é um álbum que me parece estigmatizado pela sua duração, já que é um trabalho duplo conceitual que conta uma única história. Porém, se você ouvi-lo com atenção perceberá que é um excelente disco e merece uma reavaliação. Já o segundo é, no meu ponto de vista, o melhor álbum da atual formação da banda, superando A Dramatic Turn of Events e o auto-intitulado disco de 2013.

Juntos, Images and Words, Scenes From a Memory e Awake respondem por quase 75% da preferência dos participantes deste levantamento. Images fez a banda estourar em todo o planeta, Awake é a sua evolução ainda mais efetiva e Scenes é um trabalho que, na minha opinião, transcende o prog metal e tem o seu lugar entre os melhores discos da história. Destaque absoluto também para outros álbuns excepcionais como o genial Octavarium, o pesadíssimo e sombrio Train of Thought, a excelência prog de Six Degrees, o subestimado Falling Into Infinity e a despedida de Mike Portnoy em Black Clouds. Uma última observação: A Change of Seasons, excelente EP lançado em 1995, não entrou na lista por ser um trabalho com canções ao vivo acompanhando a música que batiza o CD.

Para a experiência ficar ainda mais completa, abaixo está uma playlist com duas músicas de cada um dos discos lançados pelo Dream Theater em sua carreira, incluindo faixas dos CDs que não receberam votos nessa enquete. 

Ouça, siga e responda nos comentários qual é o seu ranking pessoal da discografia da banda.

Comentários

  1. O único que eu ouço é mesmo o Images and Words. Realmente muito bom esse álbum.

    ResponderExcluir

  2. Meu top 5:

    01. Images
    02. Scenes
    03. Six Degrees
    04. A Dramatic Turn of Events
    05. Awake

    O ranking deixa claríssimo que o público tem birra da banda sem MP, o que não é nenhuma novidade pra quem acompanha a banda.

    Pra mim, a fase com MP foi o auge deles, mas tb produziu os piores discos, os intragáveis Black Clouds & Silver Linings e Systematic Chaos.

    ResponderExcluir
  3. 1 - images and words
    2 - awake
    3 - falling into infinity
    4 - scenes from a memory
    5 - six degrees of inner turbulence

    ResponderExcluir
  4. Concordo demais com o que foi dito sobre o Scenes from a Memory. É um álbum perfeito e é tratado como uma unidade. Gosto demais também do Black Clouds, acho um dos mais bem trabalhados da banda

    ResponderExcluir

  5. Indiscutível- scenes from a memory
    1 - images and words
    2 - octavarium
    3 - falling into infinity
    4 - awake
    5 - Train of Thought

    Discordo que seja birra não reconhecer nenhum disco pós MP, no meu caso é realmente pensar que a nova identidade sonora da banda, as composições e até a linha melódica ficou desinteressante. Apenas isso, sigo ouvindo tudo até Black Clouds e vivendo de passado kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.