Review: Escombro - Cicatrizes (2020)



No dia 7 de agosto de 2020 o grupo de hardcore paulista Escombro lançou o EP Cicatrizes, sucessor do Eutanásia Social (2018), pela gravadora independente Canil Records. O EP, com quatro faixas e uma introdução, é o primeiro registro com o novo guitarrista Renato Romano (Putra). Todas as músicas trazem forte teor político e social, característica já presente em outros trabalhos do quarteto.

A introdução do EP se baseia no vocalista Jota G contando o quanto a nossa cidadania e a nossa constituição costumam ser diariamente violadas por políticos corruptos, pelo fanatismo e pelo preconceito, encaminhando diretamente para “Mundo Cão”, abordando o mesmo tema e as dificuldades constantes do dia a dia em um país onde a desigualdade grita cada vez mais forte.

Seguindo com a música “Sofrer”, a banda aborda a incessante pressão de uma sociedade querendo que pessoas gastem todas suas energias e anos de vida para se tornar algo que nunca quiseram, fomentando a máquina da sociedade que te vê apenas como mão de obra.

A faixa título conta com a participação do vocalista Milton Aguiar, do Bayside Kings. A música mais pesada das quatro fala sobre as cicatrizes que as batalhas mais dolorosas deixam, além da banda oferecer amparo para ajudar a resistir nesses momentos mais difíceis sempre para sair mais forte. O EP fecha com “Acreditar”, iniciando com a mesma base da introdução. Essa faixa contínua a ideia da anterior, incentivando o ouvinte a resistir diante das situações mais difíceis do cotidiano brasileiro, e é otimista e inspiradora,  contrastando com o clima sombrio do resto do EP.

Apesar de curto, no EP Cicatrizes o Escombro revela em suas letras ácidas e políticas uma realidade cada vez mais difícil de conviver no atual Brasil. Ao mesmo tempo demonstra em suas letras que o brasileiro batalhador nunca está só e consegue superar todos os obstáculos do cotidiano.

Por Leonardo Kammer



Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.