Review: Mastodon – Medium Rarities (2020)


Preparando terreno para seu próximo álbum, a banda norte-americana Mastodon lançou no último dia 11 de setembro uma coletânea intitulada Medium Rarities,  compilando em dezesseis faixas versões instrumentais, gravações ao vivo, músicas presentes em trilhas sonoras e covers, resgatando diversos b-sides e presenteando aos fãs.

 

A compilação abre com “Fallen Torches”, faixa inédita e lançada como single promocional da coletânea. A música conta com a participação de Scott Kelly, do Neurosis, que cantou junto da banda em uma série de shows em uma turnê na Europa em 2017. Previamente gravada para a divulgação de outra turnê europeia em 2019, porém não finalizada a tempo, “Fallen Torches”  apresenta algumas das características mais fortes do Mastodon e possui potencial para se tornar um clássico do quarteto.

 

Um dos pontos fortes da coletânea são os covers, demonstrando um ecletismo e uma versatilidade muito bem-vindos. Em “A Spoonful Weighs a Ton”(do The Flaming Lips), “A Commotion”(da cantora Feist) e em “Orion”(do Metallica), o Mastodon acrescenta elementos próprios em músicas já conhecidas sem descaracterizar as mesmas.

 

Previamente lançadas em trilhas sonoras, “Atlanta”, "Cut You Up with a Linoleum Knife" e “White Walker” cumprem bem sua função de convidar ao universo de cada música, sendo as duas primeiras com um tom mais cômico (ambas foram feitas para uma produção do canal Adult Swim), e a terceira com seu teor fantasioso feito para a série Game of Thrones (onde os músicos participaram como figurantes).

 

As versões instrumentais de “Asleep in The Deep”, “Toe to Toes”, “Jaguar God” e “Halloween” são outro destaque do álbum. Além de imersivas, demonstram a incrível competência e talento dos músicos, fazendo com que em alguns casos o ouvinte até redescubra camadas não muito perceptíveis nas versões originais.

 

Apesar de bem executadas, as gravações ao vivo de “Capillarian Crest”, "Circle of Cysquatch", “Blood and Thunder”, “Crystal Skull” e “Iron Tusk” deixam um pouco a desejar, uma vez que pouco acrescentam às gravações originais e poderiam ceder espaço para outras versões instrumentais ou outros covers que ficaram de fora (como a sensacional versão para “Emerald”, do Thin Lizzy).

 

Lançado pelo selo da Reprise Records, o Mastodon traz em Medium Rarities resgates inéditos demonstrando o porquê de ser uma das bandas mais promissoras do metal atual e deixando os fãs cada vez mais ansiosos para um álbum de inéditas.

 

Por Leonardo Kammer


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.