Review: Deftones – Ohms (2020)


Durante o estouro do nu metal do início dos anos 2000 você tinha uma nova banda aparecendo a cada semana. Entre as dezenas de Limp Bizkits e Linkin Parks havia esses caras que se destacaram pela excelente musicalidade, o que transformou White Pony (2000) em um dos álbuns mais fortes dessa cena.

Em contraste com a grande maioria dos grupos do estilo, os músicos do Deftones eram instrumentistas muito melhores. Eles passaram por períodos de turbulência e mudanças de formação, mas sempre mantiveram a cabeça erguida. Tudo isso poderia render um grande livro ou filme, já que o grupo está entre os únicos sobreviventes significativos daquela época, ao lado do KoRn e do Slipknot.

A evolução da sonoridade do Deftones ficou clara nos discos que a banda lançou na década de 2010, como Diamond Eyes (2010) e especialmente Koi no yokan (2012). A banda expandiu a sua música e se tornou mais experimental.

Ohms é de longe o melhor álbum da banda norte-americana em uma década. Eles voltaram a gravar trabalhos consistentes, e a produção é simplesmente ótima. Chino Moreno ainda soa bem nos vocais, e isso faz muito diferença. Ohms possui duas canções fantásticas: "Genesis", com grandes sintetizadores atmosféricos, e a excelente faixa título. No entanto, as peças mais experimentais são genuinamente fascinantes, como é o caso de "Pompeji" com seus sons de pássaros e da natureza. "The Spell of Mathematics" talvez seja a música mais fenomenal do trabalho, e se destaca por apresentar um baixo total notável e efeitos de "clap" que graciosamente duram dois minutos e meio e fecham a música em alta.

No geral, a sensação é de que Ohms poderia ter mais músicas. O disco é melhor do que Gore (2016), seu antecessor, e embora não atinja os pontos altíssimos de White Pony mostra uma banda que, depois de vinte e cinco anos de sua estreia, ainda parece imparável.

Não é um trabalho alucinante, mas é um retorno muito bem-vindo.


Comentários

  1. Esse disco é muito bacana...recomendo também o retorno do The Devil´s Blood...agora sobre a alcunha de Molassess: Through the Hollow
    Abcs

    ResponderExcluir
  2. Alguma informação se este álbum será lançado no Brasil? Até agora, nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que temos que trabalhar com uma nova realidade atualmente: até prova em contrário, nenhum disco será lançado no Brasil.

      Excluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.