Review: Grand Funk Railroad – E Pluribus Funk (1971)


Um dos maiores e mais importantes power trios norte-americanos, o Grand Funk Railroad influenciou uma pá de bandas com seu vigoroso hard rock executado com uma fúria instrumental que metia medo.

Tendo Mark Farner e Don Brewer à frente revezando-se nos vocais, enquanto Mel Schacher segurava as pontas com seu baixo personalíssimo, o grupo alcançou enorme sucesso durante a década de 1970, transformando-se em um fenômeno de popularidade nos Estados Unidos e, por consequência, em todo o mundo, atraindo multidões aos seus mitológicos shows. Para se ter ideia da dimensão do Grand Funk naquela época, os shows da banda rivalizam em público e gigantismo com os lendários concertos do Led Zeppelin.

Muito disso se deve a esse álbum. E Pluribus Funk, o disco da moeda, foi lançado em 15 de novembro de 1971 e é o quinto trabalho de estúdio do trio (vale mencionar também o ótimo ao vivo Live Album, de 1970). Nele estão algumas composições que se tornariam cavalos de batalha do grupo como "Footstompin' Music", "People Let's Stop the War" e a impressionante "Loneliness", onde os caras são acompanhados por uma orquestra.


Na época o álbum ganhou uma edição especial que vinha em uma embalagem de metal em formato de moeda. Essa edição da época (não os lançamentos posteriores) é bastante rara e disputada avidamente por colecionadores.

Vale citar também que a discografia do Grand Funk Railroad foi relançada em 2002 com todos os discos remasterizados e repletos de faixas bônus. Esse relançamento ocorreu também no Brasil, inclusive com as edições nacionais sendo consideradas melhores que as importadas, fato dificílimo de acontecer. Quem afirmou isso foi o respeitado jornalista Bento Araújo, editor da Poeira Zine e fã declarado do Grand Funk.

Aqui você leva, além das sete faixas originais, quatro bônus: "Live Medley: I'm Your Captain / Closer to Home", "Hooked on Love" , "Get It Together (Recorded in Dayton, OH 4/27/71)" e "Mark Say's Alright (Live)".

Discaço, item básico em toda coleção.


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.