Review: Scorpions – World Wide Live (1985)


Em 1978, o guitarrista Uli John Roth deixou o Scorpions porque não estava satisfeito com a direção musical da banda. Rudolf Schenker, líder do quinteto e seu parceiro nas seis cordas, queria tornar a música dos alemães mais direcionado pelos riffs e mais cativante e amigável para as rádios, mas ainda pesada e sem perder a energia que caracterizava o grupo.

Com o lançamento de Lovedrive (1979) o mundo foi apresentado a essa nova visão de Schenker e ao novo som do Scorpions, que agora contava com Mathias Jabs no lugar de Roth. Nos três álbuns seguintes - Animal Magnetism (1980), Blackout (1982) e Love at First Sting (1984) - a banda aprimorou seu novo estilo à perfeição, começou a vender mais discos e se tornou uma atração com poder para encher arenas em todo o mundo. Entre 1979 e 1984 o Scorpions teve muitos singles de sucesso como "The Zoo", "No One Like You", "Blackout" e, especialmente, canções como “Rock You Like a Hurricane”, “Big City Nights” e “Still Loving You”. O sucesso arrebatador de Love at First Sting levou os alemães ao seu pico em termos comerciais e fez os músicos perceberem que o momento era perfeito para um novo álbum ao vivo que eternizasse essa bem sucedida nova fase.

World Wide Live traz dezenove faixas gravadas em 1984 durante a turnê de Love at First Sting em shows realizados em San Diego, Paris, Colonia, Costa Mesa e Los Angeles. As melhores versões foram escolhidas e tudo foi editado para que soasse como um concerto único. O álbum duplo é totalmente focado nas músicas gravadas pela banda entre 1979 e 1984 e não traz nenhuma faixa da época com Uli Jon Roth. Isso tornou o disco ainda mais interessante para os fãs, já que não há nenhuma canção aqui que tivesse sido registrada no ao vivo anterior da banda, o antológico Tokyo Tapes (1978) – esse sim, totalmente focado no período com Uli.

World Wide Live é um ao vivo essencial dos anos 1980 e mostra porque o Scorpions foi uma das bandas mais importantes daquela década. Os músicos estavam realmente no auge de seus poderes e apresentam performances enérgicas de seus hits. Klaus Meine canta bem em todo o álbum e a dupla Mathias Jabs e Rudolf Schenker consegue recriar o som de guitarra único presente nas gravações de estúdio. Todas as versões presentes no disco são muito boas, com destaque para a abertura “Coming Home”, a instrumental “Coast to Coast”, a acústica “Holiday”, a bela “Still Loving You”, a energética “Dynamite” e os riffs monstruosos “Rock You Like a Hurricane” e “The Zoo”.

Essencial!

 

 


Comentários

  1. Os dois álbuns ao vivo do Scorpions são sensacionais, Scorpions é uma das minhas bandas da vida. Excelente texto, Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. um dos discos da minha vida, presente para quem como eu pode assisti-los nesse auge em 1985

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.