Review: Blackberry Smoke – You Hear Georgia (2021)


Tem um monte de gente dizendo que o rock morreu. Toda uma turma afirmando que o estilo não possui nada de bom e interessante hoje em dia. Sinceramente, dá pena desse povo. Uma geração de bandas ótimas está conduzindo o gênero no século 21 lado a lado com os nomes clássicos, e é formada por artistas incríveis como Rival Sons, The Pretty Reckless, Blues Pills, Lucifer, Marcus King, Graveyard e mais um monte de gente. Só não percebe isso quem é surdo ou desinformado. Ou pior: quem é teimoso e cabeça dura pra admitir que a música de qualidade segue sendo produzida dentro do rock e que a relevância do estilo não está ligada a uma guerra de gerações.

Dentro de todo esse contexto, o Blackberry Smoke é um dos melhores exemplos pra mostrar para aquele seu amigo jurássico que vive enclausurado na caverna setentista. A banda norte-americana, formada em Atlanta em 2000, possui uma discografia irretocável e que chega ao seu sétimo capítulo com You Hear Georgia. Lançado em 28 de maio, o álbum é o sucessor do ótimo Find a Light (2018) e traz o quinteto liderado pelo vocalista e guitarrista Charlie Starr mais uma vez na ponta dos cascos.

O novo álbum soa mais southern rock do que os anteriores e se alinha com a abordagem apresentada pelo grupo no já clássico The Whippoorwill (2012). O ritmo é mais cadenciado, o clima é mais agreste, a atmosfera cheira à estrada e viagens sem pressa, com paradas estratégicas em bares pelo caminho. O trabalho de composição continua exemplar, com canções que cativam sem esforço e entram sem cerimônia na lista de favoritas dos fãs, como “Live it Down” e a música que batiza o disco. “Hey Delilah” é um single pra lá de carismático, enquanto “Ain’t the Same” é a grande canção do álbum e inscreve-se na lista de grandes hinos do Blackberry Smoke como “Pretty Little Lie” e “One Horse Town”.

O country assume o protagonismo em “Lonesome for a Livin’”, com participação de Jamey Johnson, um dos principais nomes que estão atualizando o estilo tão associado aos Estados Unidos. A outra presença ilustre é a da Warren Haynes, do Gov’t Mule e Allman Brothers Band, que troca riffs e divide os vocais com Charlie Starr em “All Rise Again”.

A parte final ainda reserva pérolas de altíssimo nível como “Morningside” e “Old Scarecrow”, duas excelentes composições com potencial para se tornarem clássicas em pouco tempo.

You Hear Georgia é um dos melhores álbuns do Blackberry Smoke, uma banda que é praticamente ignorada pelo mercado fonográfico brasileiro. Apenas um álbum do grupo ganhou edição nacional: Holding All the Roses, de 2015, que saiu aqui pela Hellion Records. Muito pouco para uma banda tão importante e especial como essa, o que ajuda a explicar o raciocínio equivocado apresentado no primeiro parágrafo deste review

Discão, como de costume!


Comentários

  1. Mais uma maravilha dessa banda, que discografia sensacional.

    ResponderExcluir
  2. Meu disco deles preferido até agora. Esse me cativou mais. Está excelente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.