T. Rex - The Slider (1972)


Por Ben Ami Scopinho
Whiplash
Marca de Caim


Marc Bolan, T. Rex e seu álbum “The Slider” são os responsáveis diretos pelo surgimento do que se convencionou chamar de glam rock, tendo influenciado artistas considerados estrelas do gênero, como o camaleão David Bowie, Sweet e Slade, conseguindo ainda imenso respeito entre punks, o pessoal da new wave e do hard rock norte-americano oitentista, numa lista de personalidades que se estende até os dias de hoje.

A carreira artística de Marc Feld começa como modelo, mas logo parte para a música e, sendo amante do folk, resolve usar o nome artístico Marc Bolan em homenagem a seu ídolo Bob Dylan. Desde meados dos anos 60 coloca bons registros no mercado, até formar parceria com Steve Took e formar o Tyranossaurus Rex, com sonoridade acústica e bem folk, muito místico e poético. A partir daí se apresenta com regularidade por toda a Inglaterra, conseguindo admiração de algumas pessoas que viam na proposta musical de Bolan algo com mais substância intelectual.

Porém o espírito criativo de Marc Bolan desejava transformações. Decidido a deixar de lado sua veia acústica e investir na eletricidade do rock, Bolan dispensa quase todos os membros do Tyranossaurus Rex e adota o nome simplificado de “T. Rex”, escrevendo temas mais diretos, pops e rock n´roll.

Somente em parceria com o velho companheiro Mickey Finn, Marc Bolan lança o homônimo “T. Rex” (1970), onde ainda existiam elementos acústicos mesclados a rock, e a partir daí realmente começa a fazer sucesso com as grandes massas inglesas e norte-americanas. 

Incentivado pelos resultados, Bolan procura novos membros condizentes com sua nova linha rock n´roll, adicionando o baixista Steve Currie e o baterista Bill Lagend ao T. Rex. Com uma banda de verdade, Bolan e o T. Rex lançam “Eletric Warrior” em 1971, mantendo seu sucesso intacto. Porém, foi com “The Slider”, de 1972, que tudo explodiu para o grupo, vendendo 100.000 cópias em apenas quatro dias.

A estranha fotografia desfocada de Marc Bolan na capa de “The Slider” foi clicada por seu bom amigo Ringo Starr. A música deste disco é uma continuação do álbum anterior, porém mais direta. A voz trêmula de Bolan, as guitarras simples com alguma distorção e sujeira, vocais de apoio fantasmagóricos, a inocência de seu pop rock aliado a melodias cheias de orquestrações, sem contar nas grandes baladas viajantes e quase hippies, deixaram seus fãs em êxtase.

Mas não foi somente sua música que cativou o público. Ela estava aliada uma nova maneira de expressão vinculada à imagem e à sexualidade, fazendo uso de roupas extravagantes, botas plataforma e muita maquiagem, de resultado bem andrógino, porém sem nunca deixar a música em segundo plano. Transformou-se em superstar na Grã Bretanha, gerando um fenômeno tão intenso nesta época que ficou conhecido como “T. Rextasy”.

A carreira do T. Rex segue em alta ainda com o mais variado e não menos espetacular álbum “Tanx” de 1973, e a partir daí começa seu declínio comercial. Sem se abater, segue sempre colocando seus discos no mercado, até sua fatídica morte num acidente automobilístico, num carro dirigido pela sua esposa Glória Jones em 19 de setembro de 1977.

“Eletric Warrior”, juntamente com “The Slider” e “Tanx”, são registros históricos e cultuados em todo o mundo, imprescindíveis na coleção de qualquer amante do rock que queira entender o desenvolvimento da música aliada à imagem. Verdadeiros clássicos.

Faixas:
1. Metal Guru - 2:25
2. Mystic Lady - 3:09
3. Rock On - 3:26
4. The Slider - 3:22
5. Baby Boomerang - 2:17
6. Spaceball Ricochet - 3:37
7. Buick Mackane - 3:31
8. Telegram Sam - 3:42
9. Rabbit Fighter - 3:55
10. Baby Strange - 3:03
11. Ballrooms of Mars - 4:09
12. Chariot Choogie - 2:45
13. Main Man - 4:14

 

Comentários

  1. Bolan é e sempre será tudo aquilo que ele mesmo queria e almejava: uma estrela !!Ele se encaixava como artista do mainstream, sem sê-lo, artista influente do punk, sem sê-lo, artista do underground, sem ter a carado underground...Ele representou toda a década de 70.Lembro quando era bem garoto de ouvir uma de suas canções num comercial de TV.A era glam...Até nos desenhos animados tudo era glam (hehe).É uma pena que ele tenha morrido como seu maior ídolo do rockabilly (da mesma forma)...Infelizmente uma maldição que ele próprio pregou para si mesmo.E falo muito sério.Uma pena...

    ResponderExcluir
  2. Fábio, os discos do T. Rex são muito bons. Dois, ao menos, são obrigatórios: esse "The Slider" e o "Electric Warrior". Excelente grupo, com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Tenhos todos os oficiais em cd e alguns shows em bootlegs, e duas versões do Electric Warrior, que já comprado em 94, me desfiz, voltei à comprá-lo em 2002, e em 2006 comprei a versão dupla (um com a versão remaster e outro com as mesmas canções cruas sem edição): fantástico...Dou uma idéia sobre o "Tanx" também de um comentáro aqui no blog.É um de meus favoritos.

    ResponderExcluir
  4. Pô muito bom !eu encaro como umas das grandes trilogias do gliter rock
    -ELETRIC WARRIOR
    -THE SLIDER
    -TANX
    ah essa é pra pensar: o Bolan e o Bowie eram amigos ou inimigos !!!rsss abraço a todos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.