Ryan Adams - Easy Tiger (2007)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Eu havia perdido a esperança em Ryan Adams. Após um início de carreira promissor, com ótimos discos como "Heartbreaker" (2000) e "Gold" (2001), o norte-americano andava perdido nos últimos tempos. Extremamente prolífico, o nível de seus trabalhos diminuía na mesma proporção em que mais e mais lançamentos com o seu nome chegavam às lojas. Um exemplo clássico de que a quantidade nem sempre anda de mãos dadas com a qualidade.

Por isso mesmo fui ouvir "Easy Tiger" com os dois pés atrás. Afinal, não esperava em momento algum escutar algo que me levasse de volta aos seus dois primeiros discos, ou até mesmo aos tempos do Whiskeytown, grupo que Adams liderava e que foi, ao lado do Wilco, um dos pilares do
alt.country.

Essa minha despretenção e absoluta falta de expectativa tornou a audição de "Easy Tiger" uma sucessão de surpresas. Suas treze faixas retomam o caminho inspirado que Ryab Adams dava todos os indícios que seguiria há quase uma década. Os fatores que desviaram Ryan, como o álcool, o excesso de drogas e uma sucessão de relacionamentos fracassados, fizeram do cantor um sujeito mais forte, que soube sobreviver aos percalços e usá-los como experiência para tornar a sua obra ainda mais autêntica e autoral.

As influências que acompanham a carreira de Ryan Adams desde sempre estão em "Easy Tiger". Neil Young, Gram Parsons, Byrds, Buffalo Springfield, Flying Burrito Brothers: os pioneiros que ousaram unir a caipirice aguda do
country do interior dos Estados Unidos à força e atitude do rock têm sua lembrança ao longo de um álbum que volta a afirmar toda a força de Ryan como cantor e, principalmente, compositor.

A balada "Goodnight Rose" abre o disco deixando claro que o sentimentalismo guiará sua audição. "Everybody Knows" é a típica canção com contornos acústicos de Adams, e poderia figurar sem medo em "Gold". "Tears Of Gold" e "Pearls on a String" exalam sua brejeirice caipira, e são totalmente
country. "Rip Off" une Neil Young a John Lennon, enquanto "Two" é uma pequena jóia pop com participação discreta de Sheryl Crow.

Ryan Adams voltou a fazer o que sabe em "Easy Tiger", um trabalho consistente, que explora com absoluto brilhantismo suas influências. O resultado é um disco despretensioso e que, talvez por isso mesmo, acaba sendo um dos principais da carreira do bardo americano.

Se você tem um coração, não tem como não gostar.


Faixas:
1. Goodnight Rose - 3:29
2. Two [Feat. Sheryl Crow] - 2:39
3. Everybody Knows - 2:26
4. Halloweenhead - 3:23
5. Oh My God, Whatever, Etc. - 2:33
6. Tears of Gold - 2:55
7. The Sun Also Sets - 4:11
8. Off Broadway - 2:32
9. Pearls on a String - 2:25
10. Rip Off - 3:12
11.  Two Hearts - 3:03
12.  These Girls - 2:52
13.  I Taught Myself How to Grow Old - 3:21


Comentários