Tem que ter: Social Distortion - White Light, White Heat, White Trash (1996)


Começa aqui mais uma sessão da Collector´s. Nela, vamos listar discos obrigatórios em qualquer coleção que se preze, trabalhos do mais alto nível e que às vezes passam batido por alguns ouvintes. Pra começar, os textos aqui publicados serão os postados no tópico do mesmo nome em nossa comunidade no orkut.

Por Rodrigo Gomes Borges
Colecionador
Collector´s Room

Lançamento: 17 de setembro de 1996
Gênero: Punk Rock
Gravadora: Epic
Cat# BK 64380


Vou falar da obra-prima do Social Distortion, “White Light, White Heat, White Trash”, lançada em 1996. Tomei conhecimento desse disco por um clip da música “I Was Wrong” que passava direto no saudoso programa Gás Total nas tardes da MTV (lembram-se quando a MTV era boa?). 

A primeira coisa que me chamou a atenção foi que, na época, quem tocava bateria no grupo era o Chuck Biscuits, ex-Danzig. Mas esse detalhe ficou muito pequeno diante da genialidade desse disco. 

O Social Distortion sempre teve muita influência de country no seu som, muita mesmo, mas nesse álbum essas influências não disseram presente, e o que se ouve aqui é um punk maduro, arrastado, triste e com letras profundas. Letras falando de amor sim, mas nunca soando piegas. Só alguém que já morreu não se emociona com músicas como “Dear Lover”, “Through His Eyes” e “Untittled”. “Don´t Drag Me Down” é mais rápida, destoando um pouco do resto do disco. Baita música, que começa apenas com o baixo e a bateria para depois a guitarra entrar rasgando tudo e também tem uma letra de foder. Aliás, eu poderia ficar citando alguns trechos aqui pra ilustrar melhor esse comentário, mas com certeza faria injustiça se não citasse TODAS as letras de TODAS as músicas, já que o disco é perfeito liricamente. 

Como curiosidade, eles fizeram um cover para “Under My Thumb” dos Rolling Stones, que ficou como faixa escondida (como se ninguém descobrisse essas faixas escondidas que lançam). 

Um dos melhores discos que escutei na vida. Recomendo que todo mundo dê uma chance a esse álbum.


Comentários

  1. Viva o Social Distortion !!!!!Viva Mike Ness !!O melhor álbum deles e um dos melhores que ouvi na vida...

    ResponderExcluir
  2. Discaço! Mas o "Somewhere Between Heaven and Hell" merece menção honrosa, não? 'Cold Feelings' e 'Bad Luck' são geniais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.