Minha Coleção: Maurício "Scout" Ribeiro


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Welcome back, colecionadores de todo o Brasil!  Estamos de volta com mais uma entrevista. Dessa vez batemos um papo com Maurício Ribeiro, dedicadíssimo fã do guitar hero sueco Yngwie J. Malmsteen e dono de uma coleção completíssima do guitarrista, com praticamente tudo o que já foi lançado oficialmente com o seu nome. Então, levante o som, pegue a sua air guitar e boa leitura!

Malmsteen, Malmsteen, Malmsteen, ...

O que o atraiu na obra de Yngwie Malmsteen a ponto de você se tornar um colecionador?

Me lembro do exato momento que conheci Yngwie Malmsteen. Estávamos em agosto de 1988 quando fui na casa de um amigo, que por acaso tocava guitarra. Até então nunca tinha me interessado por música. Ao entrar em seu apartamento escutei um som que me chamou a atenção. Esse meu amigo estava assistindo uma fita VHS do show do Japão em 85. Não acreditei no que estava escutando!!!!  No mesmo dia, ao chegar em casa, pedi para minha mãe de presente de aniversário. Na mesma semana ela me deu um K7 do "Rising Force". Desse dia em diante nunca mais deixei de escutar as músicas do Maestro. A coleção veio em conseqüência.

Quantos discos você tem?

Hoje tenho cerca de 300 CDs, fora as outras mídias. Curto muito o antigo vinil.

Um pedaço da coleção de Maurício

Quantos do Malmsteen?

Tenho 139 CDs do Yngwie. Isso inclui todas as participações, promos, singles e coletâneas lançadas. No total, posso garantir que me falta 1% para a totalidade.

Além dos CDs, que outros formatos de mídia você tem na sua coleção?

DVD, VHS, mas principalmente vinil. Eu amo LPs. Tenho cerca de 54 LPs do Yngwie, inclusive itens pouco convencionais, como singles de 7” e 12”. Isso sem contar os boxes em edição especial.

Você coleciona algum outro grupo?

Não posso considerar coleção pois não levo a ferro e fogo, mas tenho todos os CDs do Jeff Scott Soto e algumas bandas que não são necessariamente do mesmo gênero.

Vinil do "Fire & Ice" e single 7" inglês de "Heaven Tonight"

Qual o item mais raro da sua coleção?

A raridade é algo que me atrai. Tenho quase todos os itens raríssimos, mas ten 3 que gosto de destacar:

1) Black Star: vinil tipo Flex Disc que foi lançado como parte da revista Guitar Player de abril de 1985. Demorei anos para encontrar;

2) Tone Norum: vinil Sueco de 1988 da cantora Tone Norum, irmã de John Norum. O Yngwie toca em uma das faixas. Esse LP só foi lançado na Suécia;

3) 1985: LP numerado, distribuído apenas para associados do primeiro fã-clube do Yngwie. Esse LP possui em sua capa o Yngwie Malmsteen segurando uma guitarra “Aria Pro”, coisa raríssima de se ver. 

Mas devo fazer justiça aos CDs, pois cada um deles me deu muito trabalho para conseguir. Também tenho palhetas dos shows, itens autografados e uma Fender Stratocaster modelo Yngwie Malmsteen. Um detalhe: não toco guitarra! (risos).

E qual você pagou mais caro?

Foi um LP chamado "Splitting Images". Tive que pagar 384 dólares nele. Não pensei duas vezes ao encontrá-lo. Paguei e não me arrependo.

Qual você bateu o olho, deixou pra pegar depois e, quando voltou, já tinham chegado antes?

Nem me lembre disso ... Em 1990, quando saiu o "Eclipse", fui na Galeria do Rock comprar a novidade. Quando cheguei lá me deparei com o single 12” da "Save Our Love", uma capa branca linda que continha 3 músicas. Titubiei e resolvi pegar o LP convencional. Quando cheguei em casa decidi voltar e no outro dia lá estava eu, logo as 10 da manhã. Minha ingrata surpresa foi descobrir que o item foi vendido. Que raiva!!!!  Fiquei anos procurando esse disco, mas achei (risos). Acredite ou não, mas por causa desse episódio fiquei muito tempo sem ouvir o "Eclipse". 

Raríssimos laserdiscs japoneses

Acredito cara, pode crer. De que países vêm a melhor prensagem de CD?

Sem pensar: JAPÃO!!!!  

Você tem um site dedicado ao Malmsteen. Como surgiu essa idéia?

Esse era um sonho antigo. Sempre pensei em montar um fã-clube para conhecer novos fãs e principalmente dividir experiências. O site foi a concretização desse sonho. Ainda estamos montando os detalhes, mas a meta é transformar nosso site em uma referencia para que os fãs conheçam a obra, se instruam e possam usá-lo como uma verdadeira enciclopédia do Maestro. 

Na sua opinião, qual a importância e a influência de Yngwie Malmsteen para o heavy metal e para a música em geral?

Ele não é o herói, o maior, o melhor, etc. Dizer esse tipo de coisa não é correto, pois a história do heavy metal, do rock e da música em geral foi escrita a várias mãos. Todos de alguma forma contribuíram com sangue, suor e lágrimas. O Yngwie foi revolucionário no início de carreira, aliando velocidade e técnica ao rock e à música clássica. Ele contribuiu para que uma geração de guitarristas apostasse no sonho de um dia conquistar o mundo. Imagine que um garoto mude de país, crie seu próprio estilo e consiga após 25 anos ser reconhecido como um dos maiores do mundo. 

Essa grandeza é que transforma a história do Yngwie em algo especial. Um verdadeiro fã tem que saber diferenciar a idolatria da vida real. Quando um fã capta a essência do trabalho de seu ídolo, passa a respeitar os demais fãs e o sentimento no qual envolve todas as nossas aspirações. Eu amo Yngwie Malmsteen e o que posso realmente afirmar é que ele foi importantíssimo na minha história de vida. 

Você prefere ter vários itens diferentes ou várias versões de um mesmo disco?

Existem prioridades. Sempre coloco os itens diferentes em primeiro lugar, mas hoje em dia isso é raro pois assim que é lançado algum material eu sempre compro tudo. Mas que é legal ter várias versões de um mesmo álbum, isso é inegável. 

Single 7" japonês de "I´m A Viking", de 1985

Qual formato você prefere?

Como eu disse, sou um aficionado por discos de vinil. Existe uma mágica diferente com as antigas “bolachas”. Mas o LP compacto de 7” é sensacional. É o ápice do romantismo em uma coleção de música. Esse formato realmente me atrai. 

Já encontrou o Malmsteen pessoalmente? Como foi?

Encontrei sim, sempre para autógrafos, nada demais, só que em 1998 eu realmente o conheci, mas não foi muito legal. Ele estava meio chato naquele dia. Eu o conheci graças ao nosso amigo Wander Taffo, que me apresentou na antiga sede do IG&T, antes do workshop de 1998. Conversamos um pouco e foi só.

Para compensar isso, tive o prazer de conhecer o Jeff Scott Soto, primeiro vocalista do Rising Force. Esse cara é um mágico! Ele consegue ser uma das celebridades mais legais que existem. Dá autografo, tira foto, brinca com todo mundo e bebe uma caipiroska como ninguém!!!!  Se o Yngwie fosse 10% do que o Jeff é, o fã estaria satisfeitíssimo!!!!

Tem até guitarra na coleção

Qual a maior loucura que você já fez pela sua coleção?

Bom, já fiz alguns sacrifícios, mas creio que o maior foi ter vendido meu carro e investido parte dele para pagar a guitarra (Fender YJM). Digamos que minha família ficou meio brava comigo. Fora isso também já fiz as maratonas aeroporto, hotel, show, hotel, show, aeroporto, mas agora estou enferrujado e não aguento o pique não.

O que falta ainda conseguir para a sua coleção?

Muito pouco. Para ser sincero, o que falta é praticamente impossível, pois trata-se de um LP promo do "Marching Out" que saiu apenas no Japão em 1985. Nunca vi para vender e conheço apenas um fã (no Japão) que o possui. Bootlegs sempre irão faltar também, mas pouco me importo, pois minha dedicação se dá ao material oficial. É ele que incentiva o artista a continuar e por isso apoio essa idéia. Se vale listar, também me falta uma Ferrari igual a dele ... (risos).

Defina Malmsteen em poucas palavras.

A maior influência dos guitarristas dos anos 1980!  Esse é o título real dele. Se hoje ouvimos bandas como Hammerfall, Stratovarius, Dream Theater, é graças a ele. Ele começou. O que ele fez no ano de 1985 para a música é indiscutível.

A tattoo de Maurício

Pra fechar: se pudesse escolher apenas um item do ser acervo pra levar com você, qual seria?

Bom, nem preciso escolher pois isso vai mesmo acontecer, pois a alguns anos eu fiz uma tatuagem do Yngwie e ela realmente irá comigo para sempre!!!!  Os demais itens eu doarei ao acervo do fã-clube.

Comentários

  1. Parabéns Maurício por sua dedicação. Compartilho com você o sentimento de contemplação e respeito pelo trabalho do Mestre.

    ResponderExcluir
  2. maurício é fantástico!!!

    se todo artista tivesse meio fã igual á ele estava feito!!!

    ResponderExcluir
  3. Se vale listar, também me falta uma Ferrari igual a dele ... (hahaha é vero!)

    se todo artista tivesse meio fã igual á ele estava feito! (também é vero!)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.