O Jazz e Sua Formação - Parte 4


Por Fábio Pires
Pesquisador e Colecionador

Podemos dizer que o jazz que conhecemos desde sua formação em Nova Orleans obteve seu desenvolvimento, ou uma segunda fase, em Chicago, e por um bom tempo concentrou toda uma esfera do conhecimento jazzístico nessa cidade .As bandas locais começaram a ceder espaço para as bandas itinerantes vindas de Nova Orleans, com músicos que procuravam um espaço maior numa cidade mais agitada culturalmente e de maior reconhecimento para quem se dedicasse à carreira musical, como era o caso dos negros que lá se firmariam.

Artistas pianistas como Jelly Roll Morton e Tony Jackson já haviam tocado lá, bem como os artistas do vaudeville da época. Chicago não somente recebeu os negros do sul e grandes orquestras (como as de Count Basie, Benny Goodman, Roy Eldridge, Bob Crosby) e os transformou em estrelas, mas tinha também seus "filhos", como Bix Beiderbecke e seus Wolverines, os instrumentistas da Austin High School Gang, originados do New Orleans Rhythm Kings e que contribuiríam para estilo Chicago de jazz. Em 1921/22, tocaram em Chicago bandas já importantes no contexto histórico, como Joe Oliver, June Cobb, Roy Palmer, Clarence Jones e Bix, citado acima.


Em 1920 King Oliver viria à formar a Original Creole Jazz Band, que convidaria, em 1922, após uma turnê em San Francisco, um rapaz que tivera experiências nas orquestras de Kid Ory e Fate Marabble: nada menos que o jovem trompetista Louis Armstrong.

O termo jazz tem ainda sua origem bem curiosa. Os negros que chegavam a Chicago, numa intensa disputa com outros músicos, chamariam a nova música de
jazz music ou mesmo jass (palavra que designa o ato sexual e suas variações). Mais alguns grandes aspectos para a época de Chicago:


- as primeiras gravações que contribuíram para o "novo" no jazz: os discos dos grupos Hot Five e Hot Seven, de Louis Armstrong, de 1927-29;

- gravações de 1930 de Duke Ellington;

- Fletcher Henderson, em 1936;

- Count Basie, em 1937;

- Benny Goodman, gravações de 35 à 37 com sua primeira
big band, depois substituído pela big band de Jimmy Dorsey, Red Norvo e Bob Crosby.

Já a partir de 1943 o jazz de Chicago começou à decair em qualidade paulatinamente, até passar seu reinado para Nova York.

Comentários

  1. Nesse texto condensei informações o máximo que pude, tentarei resgatar outras interessantes nos próximos posts.A história é longuíssima.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, cara.Mesmo não sendo jornalista, nem me comparo ao Cadão, Marco e outros fortíssimos que escrevem aqui, acho que consigo de uma forma objetiva passar minha mensagem sobre o jazz e o que ele representa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.