Edições Especiais: U2 - How to Dismantle an Atomic Bomb Limited and Collector´s Edition (2004)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Edições limitadas de determinados álbuns são comuns em todo o mundo. Infelizmente no Brasil isto não acontece, com as gravadoras preferindo investir no mais fácil em detrimento àquele consumidor fiel e mais exigente, que busca produtos diferenciados.

O penúltimo álbum do U2,
How to Dismantle An Atomic Bomb, ganhou uma versão turbinada e limitada na época do seu lançamento no Brasil, na forma de uma embalagem contendo o CD e mais um DVD bônus. Mas, fora daqui, a edição realmente de colecionador foi lançada de forma limitadíssima (foram confeccionadas apenas dez mil cópias) nos mercados japoneses, americano e europeu, em uma embalagem digipack de tamanho similar à de um DVD. É esta edição que você vai conhecer agora.

Lançado mundialmente no dia 23 de novembro de 2004,
How to Dismantle An Atomic Bomb manteve o caminho trilhado pelo U2 em All That You Can´t Leave Behind, mas com uma sonoridade um pouco mais pesada e àspera que seu antecessor. O álbum gerou singles para as faixas “Vertigo”, “All Because of You”, “Sometimes You Can´t Make It On Your Own” e “City of Blinding Lights”, além de agregar mais algumas ótimas composições para o portfolio da banda, como “Miracle Drug”, “A Man and A Woman” e “Original of the Species”.

Neste sentido, esta edição de colecionador não difere em quase nada da versão dupla lançada no mercado brasileiro. Fazem parte dela as mesmas onze faixas do CD e os vídeos do DVD bônus (uma entrevista com a banda e versões para “Sometimes You Can´t Make It On Your Own”, “Crumbs From Your Table” e “Vertigo”). Mas, além do pacote “normal”, contém aquilo que é o maior chamariz para os colecionadores de qualquer grupo: uma faixa bônus inédita e exclusiva.

Musicalmente, “Fast Cars”, a tal música extra, resgata momentos dos primórdios da carreira do grupo, com uma levada de violão servindo de base para a melodia cantada por Bono. Uma boa faixa, que poderia ter entrado sem problemas entre as selecionadas para o álbum, mas que a banda preferiu guardar como atrativo para edições especiais e lados B de singles.

O pacote se completa com um belíssimo livro de capa dura com 48 páginas repletas de textos, ilustrações e fotografias inéditas o quarteto, uma verdadeira especiaria para os fãs do conjunto.

Já fora de catálogo, How to Dismantle An Atomic Bomb – Collector´s Edition foi lançado pela Interscope no mercado americano e pela Island nos mercados japonês e inglês.

Infelizmente, os fãs brasileiros que desejarem adquirir uma cópia terão que penar muito em sites de leilão ou, com muita sorte, em lojas especializadas, desembolsando um valor muito acima do anunciado em sua época de lançamento.

Mas, com certeza, é um item que vale muita a pena, de encher os olhos, único, que merece lugar de destaque em qualquer coleção. Uma pena que as gravadoras com sede em nosso país não percebem, ou melhor, não demonstram interesse em conquistar este consumidor mais exigente, seja através de lançamentos de edições especiais ou até mesmo de singles.


Faixas:
1. Vertigo - 3:13
2. Miracle Drug - 3:54
3. Sometimes You Can't Make It on Your Own - 5:05
4. Love and Peace or Else - 4:48
5. City of Blinding Lights - 5:46
6. All Because of You - 3:34
7. A Man and a Woman - 4:27
8. Crumbs From Your Table - 4:59
9. One Step Closer - 3:47
10. Original of the Species - 4:34
11. Yahweh - 4:22
12. Fast Cars - 3:43

Bonus DVD:
1. Documentary: U2 and 3 Songs - 19:59
2. Sometimes You Can't Make It on Your Own (Studio Performance) - 5:05
3. Crumbs From Your Table - 4:59
4. Vertigo (Temple Bar Mix) - 3:11
5. Sometimes You Can't Make it On Your Own (Acoustic Couch Mix) - 5:05
6. Vertigo - 3:11

Comentários