Tom Petty - Highway Companion (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ***1/2

Em mais de trinta anos de carreira, o americano Tom Petty não gravou nenhum disco que possa ser considerado ruim ou mediano. Esta linearidade se mantém em seu novo trabalho,
Highway Companion. Sucessor de The Last DJ, lançado em 2002, mostra mais uma vez toda a consistência da obra de Petty.

Quem conhece a sua carreira sabe que ela sempre foi marcada por uma forte influência dos sons regionais norte-americanos, como o country e o blues, unidos com perfeição ao rock. Em vários momentos ao longo destas três décadas, os álbuns de Petty foram comparados aos trabalhos de Bob Dylan, e isso não é nenhum exagero. Assim com Dylan, Petty mergulha fundo nas raízes musicais do seu país, emergindo com novos caminhos sonoros.

Curiosamente,
Highway Companion é apenas o terceiro álbum lançado por Petty a não contar com o nome dos Heartbrakers, sua tradicional banda de apoio, nos créditos. Coincidentemente ou não, os outros dois trabalhos onde isso ocorreu, Full Moon Fever de 1989 e Wildflowers de 1994, são considerados por muitos fãs seus dois melhores discos.

Ouvir
Highway Companion, como o título sugere, pede uma estrada livre a sua frente, sem destino para chegar, sem hora para voltar. A fusão de estilos que sempre marcou a carreira de Petty continua eficaz, surpreendendo o ouvinte a cada faixa. “Saving Grace” abre o álbum com um boogie que une John Lee Hooker e ZZ Top. “Turn This Car Around” traz referências às clássicas “Mary Jane´s Last Dance” e “Into the Great Wide Open”. Os climas acústicos, tecidos em delicados arranjos, soam como sentimentos entrelaçados. A classe de Petty, e de todos os músicos que o acompanham, elevam o nível de Highway Companion, e o que se ouve é rock, é pop, é blues, é country, da mais alta qualidade, não importando se os níveis comparativos entre um estilo ou outro sejam diferentes.

Há mais de trinta anos, desde que lançou seu primeiro trabalho,
Tom Petty & The Heartbrakers, em 1976, Tom Petty vem se mantendo como uma das mais importantes e influentes forças do rock americano. Highway Companion ratifica esta posição, e mostra que o anjo louro que já teve Dylan, George Harrison e Roy Orbison como parceiros ainda irá nos dar muitas alegrias.


Faixas:
1. Saving Grace 3:47
2. Square One 3:25
3. Flirting with Time 3:15
4. Down South 3:27
5. Jack 2:28
6. Turn This Car Around 3:58
7. Big Weekend 3:15
8. Night Driver 4:27
9. Damaged by Love 3:22
10. This Old Town 4:16
11. Ankle Deep 3:23
12. The Golden Rose 4:43

Comentários