Bandas de Um Disco Só: Salem Mass - Witch Burning (1971)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Esse disco tem uma história muito interessante. Primeiro e único registro do grupo norte-americano Salem Mass, Witch Burning foi gravado dentro do bar favorito dos caras, chamado The Red Bam, convertido em estúdio para a tarefa. Além disso, o órgão Moog com que o trabalho foi gravado tinha o número de série #023, ou seja, foi um dos primeiros a serem fabricados!

O som é um hard típico do início dos anos setenta, com grande influência da sonoridade psicodélica do final da década de sessenta, um gênero definido como heavy psych por alguns críticos. Os riffs de Mike Snead têm a mesma importância que as notas do teclado de Jim Klahr, dando um delicioso tempero vintage à música do Salem Mass.

Entre as faixas, destaque óbvio para a
tour de force "Witch Burning", que batiza o álbum e tem mais de dez minutos de viagens instrumentais hipnotizantes. O típico som do Moog introduz a densa "My Sweet Jane", melancólica ao extremo, e que apresenta uma certa influência de Velvet Underground (não só no título, mas também na música).

"You Can´t Run My Life" tem um groove cadenciado perfeito para pegar a estrada, enquanto "You´re Just a Dream" é bem chiclete e poderia, sem medo, ter sido lançada como single, já que suas características tinham tudo para agradar, por exemplo, os órfãos fãs do Doors.

O disco fecha com "Bare Tree" e a quase pop "The Drifter", outra que apresenta um latente potencial comercial não explorado.

A banda era formada por Kim Klahr (teclados), Mike Snead (guitarra e vocal), Steve Towery (bateria) e Matt Wilson (baixo e vocal).

Enfim, Witch Burning é um álbum interessante, que proporciona uma audição agradável, principalmente para os fãs de Moog (que irão se deliciar com os solos de Klahr) e da estética sonora da virada dos anos 60 para os 70.

Vale a pena.


Faixas:
A1. Witch Burning - 10:26
A2. My Sweet Jane - 4:37
A3. Why - 2:46

B1. You Can't Run My Life - 3:51
B2. You're Just a Dream - 3:44
B3. Bare Tree - 6:54
B4. The Drifter - 3:11

Comentários

  1. Essas bandas de um álbum só sempre surpreendem, com essa ideia criei o Bandas de 1 Álbum justamente para eternizar essas One Album Wonders: https://bandas1album.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.