Kamelot - One Cold Winter's Night (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: *****

One Cold Winter´s Night é o primeiro DVD do Kamelot e registra com grande competência a excelente fase que a banda atravessa nos últimos anos. Gravado em fevereiro de 2006 no Rockefeller Music Hall, em Oslo, Noruega (terra natal do vocalista Roy Khan), traz um set list baseado nos últimos três álbuns lançados pelo grupo até então: Karma (2001), Epica (2003) e The Black Halo (2005).

A escolha por um material mais atual se justifica pela existência do ao vivo
The Expedition, de 2000, focado na primeira fase da carreira dos caras. Além disso, atesta o quão forte e consistente é o repertório mais recente, construído após a consolidação da nova formação, com Roy Khan no lugar de Mark Vanderbilt.

O show apresenta uma excelente produção, tanto em termos técnicos quanto cênicos. A presença de inúmeros elementos teatrais durante a execução das músicas dá um ar ainda mais dramático às composições. O uso desse recurso torna o ato de assistir o DVD muito agradável, diferenciando-o da imensa quantidade de opções que chegam às lojas todos os meses.

A qualidade das músicas apresentadas no show está nivelada por cima. Desde o início, com “The Black Halo”, até o encerramento, com “Curtain Call”, a apresentação não cansa o telespectador. É claro que o fato da edição utilizar diversos recursos que não deixam as cenas ficarem monótonas tem um papel muito importante nisso, mas seria insuficiente se as músicas não transmitissem uma energia muito grande, a todo momento.

O diretor do DVD optou por alternar cenas coloridas com trechos em preto e branco, realçando passagens mais dramáticas, como, por exemplo, a belíssima abertura com a intro “Un Assassinio Molto Silenzioso”. Mas o momento de maior beleza visual do show acontece mesmo durante a execução da balada “Abandoned”, quando o palco é tomado por uma chuva de neve artificial, em um efeito muito bonito.

Entre as faixas apresentadas, algumas merecem destaque. A já citada “The Black Halo” inicia os trabalhos com classe. A introdução que Roy Khan faz em “The Edge of Paradise”, cantando a linha melódica em falsete, é de cair o queixo. “Center of the Universe” reafirma a sua posição como uma das melhores músicas do grupo. A baladaça “Abandoned”, com a presença de Mari Youngblood (esposa do guitarrista Thomas Youngblood), fica ainda mais espetacular ao vivo. A participação maciça do público em “Forever” é outro momento alto, assim como os vocais divididos entre Roy Khan e Simone Simons (Epica) em “The Hauting”. O produtor e guitarrista Sasha Paeth também marca presença, participando de “Moonlight”. Para finalizar, as três partes de longa “Elizabeth”, com Mari Youngblood representando o papel da lendária e mítica condessa Elizabeth Bathory, e a execução de “March of Mephisto”, com os vocais de Shagrath (Dimmu Borgir) entrando em playback e sendo dublados por Snowy Shaw, estão também entre os pontos altos do DVD.

A banda tem uma performace primorosa. Thomas Youngblood, o baixista Glenn Barry, o tecladista Oliver Palotai e o baterista Casey Grillo executam seus instrumentos com uma técnica absurda, principalmente o guitarrista. As participações da já citada Mari Youngblood e também de Elisabeth Kjaernes dão ainda mais brilho às músicas, juntamente com o coro composto por duas vozes femininas e uma masculina, que marca presença em toda a apresentação.

Mas o principal destaque do DVD é o vocalista Roy Khan. Seu vocal soa limpo, idêntico aos álbuns de estúdio, em todo o show. Ele interpreta cada canção de maneira ímpar, usando toda a amplitude da bela voz que possui. Além disso, é interessante notar que, mesmo sem possuir uma performance das mais acrobáticas no palco, mesmo sem se movimentar muito, ele é sempre o centro das atenções. Khan possui um magnetismo, um carisma, absurdos. Sem dúvida, sua performance o coloca (se já não estava lá) entre os melhores e mais talentosos vocalistas atuais.

O material possui também um segundo disco, que contém extras bastante interessantes. Os destaques são o making off do clip de “The Haunting”, os vídeos de “March of Mephisto”, “Serenade” e “The Haunting”, e a versão de “March of Mephisto” gravada ao vivo no
Sweden Rock de 2006.

One Cold Winter´s Night é um DVD singular, pois captura uma das melhores bandas dos últimos anos naquele que é, até o momento, o seu ápice criativo. Um item excelente, obrigatório não só para os fãs do Kamelot, mas para toda e qualquer pessoa que goste de heavy metal e se interesse pela evolução do estilo.


Faixas:

DVD 1 (The Concert)
1. Intro: Un assassinio molto silenzioso
2. The Black Halo
3. Soul Society
4. The Edge of Paradise
5. Center of the Universe
6. Nights of Arabia
7. Abandoned
8. Forever
9. Keyboard Solo
10. The Haunting
11. Moonlight
12. When the Lights Are Down
13. Elizabeth (Parts I, II, & III)
14. March of Mephisto
15. Karma
16. Drum Solo
17. Farewell
18. Curtain Call

DVD 2 (Bonus Selection)
Journey Within
Videos
Miscellaneous

Comentários

  1. Concordo plenamente com sua resenha Cadão! É um DVD indispensável!

    ResponderExcluir
  2. Leo, esse DVD é realmente fantástico. Basta assistir uma única vez para perceber que estamos diante de um produto especial.

    Um dos itens favoritos da minha coleção, com certeza!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nunca decepcionam...
    Kamelot é perfeito...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.