Mercenary - The Hours That Remain (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****1/2

Não faltam elogios ao Mercenary. Praticamente toda a mídia especializada mundial têm se rendido ao grupo, realçando suas qualidades. Como acontece de tempos em tempos, inclusive na música pesada, a bola da vez é essa banda dinamarquesa. Mas o que eles tem de especial? Eles são tudo isso que estão falando?

O som dos caras é realmente muito bom. Nada original, mas isso não importa. O que importa é que funciona e agrada quem curte metal. O que o Mercenary faz é o que bandas como Nevermore, Soilwork, Scar Symmetry e, principalmente, Communic, estão fazendo. Ou seja, um heavy metal que une características do prog e do death melódico, com alternância de vocais guturais e limpos, fartas doses de melodia e profusão de refrões ganchudos.

O grupo conquista o ouvinte através dos detalhes, como a ótima melodia de guitarras da abertura, com “Redefine Me”, o refrão grudento de “My World is Ending”, o riff carismático de “This Eternal Instant”. Mas uma audição mais atenta revela outros destaques, como as ótimas guitarras de “Simplicity Demand”, a estrutura cheia de nuances da faixa-título, a agressividade de “Year of the Plague”. Há ainda a participação do vocalista do Heaven Shall Burn, Marcus Bischoff, na pesadíssima “Soul Decision” (uma das melhores do disco) e de Bjorn Strid, do Soilwork, em “Redefine Me””

A produção ajuda muito, deixando o som do grupo ainda mais pesado. O vocalista Mikkel Sandager é estupendo, possuindo um ótimo timbre limpo e mostrando competência também nas partes mais agressivas. Toda a banda é competente, mas ele se destaca dos demais.

Voltando ao parágrafo inicial, chegou a hora de responder às perguntas. O que a banda tem de especial? Inspiração e competência acima da média para fazer aquilo que se propõe. Eles são tudo isso que estão falando? Se analisarmos apenas esse disco, sim, são tudo isso, mas é bom dar uma chance ao tempo para ver se os caras se mantém no mesmo nível (muito alto, diga-se de passagem) apresentado neste
The Hours That Remain.

Enquanto o tempo não passa, viva o presente e curta um dos melhores discos de heavy metal lançados nos últimos tempos.


Faixas:
1. Redefine Me - 6:06
2. Year of the Plague - 5:29
3. My World Is Ending - 5:26
4. This Eternal Instant - 6:10
5. Lost Reality - 8:02
6. Soul Decision - 5:03
7. Simplicity Demand - 6:35
8. Obscure Indiscretion - 4:46
9. My Secret Window - 6:29
10. The Hours That Remain - 8:07

Comentários