Discos Esquecidos: Winterhawk - Electric Warriors (1979)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ***1/2

Esse grupo norte-americano tem uma história muito interessante. Formado por quatro descendentes de índios, o Winterhawk lançou apenas dois discos (
Electric Warriors em 1979 e Dog Soldier em 1980), ambos explorando, tanto liricamente quanto em termos musicais, sua rica herança cultural.

O grupo foi formado em San Francisco, e durante a sua carreira abriu shows para nomes como Tina Turner, Santana, Country Joe and The Fish, Steve Miller, Van Halen e Motley Crue. Liderado pelo vocalista e guitarrista Nik Alexander, o Winterhawk executava um hard rock selvagem, com bons riffs de guitarra e uma agressividade que, em alguns momentos, os aproximava do heavy metal.

Electric Warriors abre com a arrepiante "Prayer", que, como o nome diz, é uma prece que dá início à celebração. A segunda faixa, "Got to Save It", é um hardão sangrento, enquanto a balada "Black Whiskey" acalma um poucos os ânimos. Destaque para as melodias de guitarra de "Dark Skin Lady", com uma grande interpretação vocal de Alexander. O grupo sabia explorar as suas características culturais próprias, colocando elementos da cultura indígena em faixas como "Selfish Man", que tem passagens que parecem sair de uma cerimônia pele-vermelha.

Fechando o play, "Custer´s Dyin´" narra a saga do general George Armstrong Custer, famoso militar norte-americano que massacrou milhares de índios cheyennes e sioux, mas sobre a ótica dos índios e não dos brancos. A composição soa como um acerto de contas entre os nativos do novo continente e seus algozes, e fecha o trabalho em alto nível, inclusive com a inserção de alguns cantos típicos de tribos indígenas.

Um disco curioso e único, que vale a pena ser conhecido.

Faixas:
1. Prayer - 3:02
2. Got to Save It - 5:30
3. Black Whiskey - 5:26
4. Dark Skin Lady - 3:34
5. Restaurant - 4:16
6. Selfish Man - 5:32
7. Custer´s Dyin´ - 5:01


Álbuns:
Electric Warriors (LP, 1979)
Dog Soldier (LP, 1980)

Coletânea:
Electric Warriors / Dog Soldier (CD, Mother Earth, 33788, 2003)

Comentários

  1. 11 anos depois desta postagem descubro essa banda pelo youtube. Viva a arqueologia digital!
    Estou já a duas semanas direto escutando o Eletric Warrios.
    Obrigado, Ricardo, pelo histórico do Witerhawk, publicado nesta página.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.